Dia Nacional da Imprensa: CFESS-CRESS lança a quarta edição da Política Nacional de Comunicação

O Conjunto CFESS-CRESS  apresentam diretrizes para a atuação comunicacional e combate a estigmas da profissão no documento recém-lançado

Hoje é o Dia Nacional da Imprensa, e o CRESS-PR aproveita essa data tão importante para apresentar a quarta edição de sua Política Nacional de Comunicação (PNC). Lançada recentemente pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), o documento orienta as ações de comunicação desses conselhos regionais.

A política visa estabelecer diretrizes para a atuação das instâncias na divulgação de informações relacionadas ao Serviço Social e nas interações com a imprensa e os meios de comunicação em geral. A PNC busca, ainda, promover a visibilidade da profissão e combater as fake news e os preconceitos relacionados ao trabalho da/do assistente social.

“Essa iniciativa reforça o nosso compromisso com a promoção de uma comunicação ética, democrática e comprometida com a garantia de direitos da classe trabalhadora, considerando as defesas e linguagens da luta anticapacitista, da luta antirracista e da luta antilgbt+fobia”, explica o conselheiro do CRESS-PR Marcelo Nascimento de Oliveira.

Assessoria de imprensa

O CRESS-PR conta com uma equipe dedicada à assessoria de imprensa do Conselho para manter um relacionamento saudável com os meios de comunicação através da produção de conteúdos editoriais que, por um lado, auxiliam o jornalista a cobrir o setor e, por outro, têm impacto na sociedade.

Os conteúdos também são produzidos para informar os próprios membros do CRESS-PR e a sociedade em geral. Todo esse trabalho é feito conforme as orientações da Política Nacional de Comunicação do CFESS-CRESS e discutidos por uma Comissão Permanente de Comunicação.

Objetivos da PNC

A quarta edição da Política Nacional de Comunicação reafirma os objetivos das edições anteriores e acrescenta novos desafios e estratégias. Entre os principais objetivos estão:

1. Promover a visibilidade do Serviço Social como uma profissão estratégica para a garantia de direitos e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

1. Estabelecer diretrizes claras para a atuação das/os profissionais de Serviço Social na comunicação institucional, visando uma abordagem ética, respeitosa e responsável.

1. Ampliar a interlocução com a imprensa e os meios de comunicação, promovendo uma comunicação mais qualificada e evitando distorções e estereótipos sobre a profissão.

1. Combater o preconceito e a discriminação presentes na sociedade em relação ao Serviço Social, por meio da divulgação de informações corretas e da promoção do diálogo com diferentes segmentos.

Inovações da quarta edição

A quarta edição da PNC apresenta algumas inovações em relação às versões anteriores. Destacam-se:

• Ênfase nas mídias digitais: a PNC reconhece a importância das mídias digitais como espaços privilegiados para a disseminação de informações e o diálogo com a sociedade. Nesse sentido, a quarta edição traz estratégias específicas para a atuação nas redes sociais, blogs, podcasts e outras plataformas digitais.

• Formação de comunicadores sociais: o documento enfatiza a necessidade de formação continuada das/dos assistentes sociais e demais profissionais da área para atuarem como comunicadores sociais. Essa capacitação inclui habilidades de produção de conteúdo, uso de linguagem adequada e compreensão dos mecanismos de funcionamento da mídia.

• Parcerias com veículos de comunicação: a PNC estimula a realização de parcerias com veículos de comunicação para ampliar a divulgação de pautas relacionadas ao Serviço Social e aos direitos humanos. Essa colaboração busca garantir uma cobertura mais qualificada e abrangente dessas temáticas na imprensa.

Defender a comunicação enquanto um direito humano é nosso grande desafio. E aqui se insere a defesa de uma imprensa crítica e comprometida com a divulgação e veiculação da verdade. Nesse sentido, através de sua Comissão Permanente de Comunicação, reitera seu compromisso com a categoria e com a sociedade.

Os interessados podem acessar e baixar a quarta edição da Política Nacional de Comunicação aqui