Reunião ampliada da Câmara Temática de Previdência Social reúne profissionais em evento promovido pelo CRESS-PR

No último dia 11, ocorreu a reunião ampliada da Câmara Temática de Previdência Social do mês de maio, um evento de destaque promovido pelo Conselho Regional e Serviço Social do Paraná (CRESS-PR). O encontro teve como tema principal a “Análise da Conjuntura sobre a Previdência Social e Interface com a Política de Assistência Social e Saúde”.


O evento contou com a participação expressiva de profissionais da área e proporcionou um espaço rico em debates e reflexões acerca dos desafios enfrentados pelo Serviço Social no âmbito da Previdência Social e sua relação com as políticas públicas.

Um dos momentos mais aguardados foi a palestra proferida pelo convidado especial Júlio Cézar Lopes de Jesus. O doutor em Política Social pela Universidade de Brasília (UNB) e assistente social do INSS em Sergipe trouxe uma visão histórica do assunto e apontou as perspectivas para os próximos anos.


“O Serviço Social na Previdência tem como missão desburocratizar a estrutura dos órgãos previdenciários, garantindo o acesso facilitado aos serviços pelos segurados e seus dependentes. Mesmo após quase 80 anos, as condições que deram origem ao Serviço Social na Previdência ainda persistem. Portanto, o Serviço Social é fundamental para viabilizar e expandir os direitos sociais na política previdenciária brasileira”, afirma Lopes.


Grande participação da classe


A categoria profissional marcou presença de forma expressiva, demonstrando engajamento e interesse em discutir e buscar soluções para os desafios previdenciários atuais. A participação ativa dos presentes contribuiu para a construção de um ambiente de aprendizado, troca de ideias e fortalecimento da rede de profissionais comprometidos com a construção de uma Previdência Social mais justa e inclusiva.


“Nosso trabalho é desafiador, especialmente para aqueles que atuam na política da Previdência. E o Serviço Social não só se faz necessário, mas também mantém sua relevância fundamental no processo de viabilização e expansão dos direitos sociais da política previdenciária brasileira”, acrescenta Rosane Aparecida dos Santos, assistente social do INSS no Paraná e uma das organizadoras do evento.