Dia da (do) Assistente Social é celebrado com posse da nova gestão do CRESS-PR

No dia 17 de maio de 2023, às 18h30, acontecerá a posse da nova gestão do Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR), na sede da APP Sindicato, situada na Avenida Iguaçu, número 880, em Curitiba.

A nova gestão assume o compromisso coletivo de continuar na luta em defesa da profissão e representando a categoria nos próximos três anos. No mesmo dia da posse, será realizada atividade alusiva ao Dia da (do) Assistente Social.

O tema das comemorações alusivas deste ano será “Serviço Social, uma profissão necessária! Defender as atribuições e competências profissionais é prestar serviços de qualidade!”. Essa temática reforça a importância de uma profissão regulamentada e reconhecida nacionalmente, tendo como premissa o compromisso com a ética e com a qualidade dos serviços prestados à população.

A atual presidenta do CRESS-PR, Andréa Braga, destaca que em 2023, o Serviço Social celebra os 30 anos do Código de Ética da/o Assistente Social e o aniversário da Lei de Regulamentação Profissional (Lei 8662/1993). Segundo ela, essas normatizações são legados de muita luta das/dos que nos antecederam na defesa da classe trabalhadora e sociedade que defendemos.

“Mesmo diante de um cenário complexo, com tentativas de desregulamentação de diversas profissões e de precarização das condições de trabalho e da vida, é fundamental fazer a defesa das atribuições e das competências profissionais de assistentes sociais, para que a sociedade reconheça o nosso trabalho, o que defendemos como projeto de sociedade, e como atuamos no acesso da população, na qualidade dos serviços prestados”, afirmou.

Andréa Braga ressalta que a profissão do Serviço Social foi forjada na luta, e há muitos motivos para celebrar esse dia, como um momento também de transição para uma nova gestão. A nova gestão tem o compromisso de travar lutas ampliadas e de interesse da categoria neste próximo triênio.

Chapa da sede e seccionais, eleitas

Para a gestão do CRESS-PR nos próximos três anos, foi eleita para a gestão a chapa (única) “Ousadia de sonhar e resistir na construção do amanhã desejado”, como o mesmo nome, também foram eleitas as coordenações da seccional de Londrina e Cascavel.
A gestão será formada por seis membros, incluindo Olegna de Souza Guedes como presidenta e Ilda Lopes Witiuk como vice-presidenta, além de Emanuelle Pereira e Marcelo Nascimento de Oliveira como 1º e 2º secretária(o), respectivamente, e Francisca Maria de Assis e Eliane Cristina Lopes Brevilheri como 1ª e 2ª tesoureiras. O Conselho Fiscal é composto por Adrianis Galdino da Silva Junior, Ester Taube Toretta e Silvana Marta Tumelero, com suplência de outras(os) nove integrantes.
Na Seccional de Cascavel do CRESS-PR, a coordenação será composta por Christiani Cassoli Bortoloto na coordenação, Matheus Henrique Rossatto como tesoureiro e Gabriela Mariano Munhoz Zeneratti como secretária, com Juliete Guerra, Nilde Terezinha Calioni Grando e Gabriela Daniel de Campos como suplentes.
Já para a Seccional de Londrina do CRESS-PR a coordenação terá Liana Lopes Bassi na coordenação, Alexsandra Aparecida de Jesus Moreira Cortes como tesoureira e Jolinda de Moraes Alves como secretária, com Mileni Alves Secon, Vivian Beraldo e Carolina Camilo Da Silva Góis como suplentes.

Mensagem de Olegna de Souza Guedes

Caras e Caros assistentes sociais 

Em nome da chama ”Ousadia de Sonhar e resistir na construção do Amanhã desejado”, eleita para a gestão do CRESS-PR  de maio de 2023 a maio de 2026;  reiteramos a nossa expectativa de ampliar a gestão democrática e participativa das ações precípuas deste Conselho e que são fundamentais para a defesa das competências e atribuições da/dos assistentes na direção do Projeto ético e político da nossa categoria profissional. Sabemos que tal defesa exige a articulação da categoria profissional à agenda de luta da classe trabalhadora associada aos  movimentos sociais e políticos que congregam esforços de redemocratização, defesa das políticas sociais e dos direitos que,  sobretudo nos últimos 05 anos, foram aviltados em nosso país.  Sabemos, também, que a competência profissional da/do  assistente social se consolida, cotidianamente, sob a forma de respostas aos usuários das políticas e serviços que essa/esses profissionais gerenciam ou operacionalizam.  E, finalmente, sabemos que formação profissional  e  trabalho compõem pilares fundamentais para a construção do amanhã desejado e , nessa direção temos a expectativa de ampliar, sempre, a construção de ações em conjunto com CFESS/ABEPSS/ENESSO.

Nossa realidade é dinâmica, contraditória e, na contemporaneidade,  tem como uma de suas faces,  um binômio que aparece como intransponível:  formas cada vez mais agressivas de precarização do trabalho e da vida social  associadas à dominação ideológica que reatualiza e afirma sob diferentes formas, relações de opressão e dominação de classe associadas,  ao  racismo, sexismo, capacitismo, e expressões diversas de preconceitos.  Essa realidade impõe aos profissionais de uma área, como o Serviço Social, o  constante aprimoramento de estratégias necessárias para consolidar princípios éticos emancipatórios. 

Inúmeros são, portanto, os nossos desafios. E temos ciência que enquanto membras e membros deste Conselho Profissional, somos, parte de uma grande categoria profissional e que pretendemos consolidar, cada vez, a aproximação do  conselho com as/os assistentes sociais que estão imersos no cotidiano de trabalho, nas mais diversas políticas e em espaços sócio-ocupacionais que, muitas vezes, impõem rígidas rotinas burocráticas e que requerem respostas pontuais, rápidas e com demandas cada vez mais intensas. Essas e esses profissionais,  nossos  colegas, muitas vezes, se veem solitários diante de intensas situações desafiadoras do cotidiano profissional e até adoecem.  Sem dúvida, tal aproximação  é um dos nossos maiores desafios na defesa da profissão e das/dos profissionais.

Agradecemos a imensa parceria de todas e todos que fizeram parte da nossa campanha.  Agradecemos a cada um e a cada uma que referendou a nossa proposta com o voto e que participou dos nossos debates.  E lembramos a todas e todos que estamos à disposição para os debates coletivos necessários para reafirmar a nossa ousadia de sonhar e construir o amanhã desejado.

Agradecemos intensamente a atual gestão do CRESS-PR, todas as conselheiros e conselheiros, todas as membras e membros das seccionais de Londrina e Cascavel que nos apoiaram, nos ajudaram a construir a transição desta gestão que ora se inicia. Pretendemos dar continuidade aos trabalhos e a direção democrática e potente da gestão que ora se encerra. E como diz a canção: “Chegar e partir são os dois lados da mesma viagem”. Muito obrigada a todas e todos.