CRESS-PR marca presença em seminário sobre jornalismo e comunicação popular

O Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR) esteve presente no Seminário sobre jornalismo e comunicação popular, que celebra os 20 anos do Brasil de Fato. O evento acontece, desde o dia 24 e vai até o dia 28 no Espaço Cultural e Esportivo do Sindicato dos Bancários, em Curitiba. Conta ainda com a participação de profissionais da comunicação, acadêmicos/as e ativistas sociais, que debatem o papel do jornalismo e da comunicação popular na luta por justiça social e transformação política.

Durante o seminário, os representantes da Comissão Permanente de Comunicação CRESS-PR, conselheiros Marcelo Nascimento de Oliveira e José Lucas Januário de Menezes, destacaram a importância da comunicação popular e da participação no curso para fortalecer a mobilização e organização das lutas sociais. 

Eles ressaltam que o jornalismo e a comunicação popular constituem ferramenta fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, na medida em que contribui para a visibilidade das demandas populares e para a denúncia das injustiças sociais não publicizadas pelos meios de imprensa tradicionais.

Marcelo afirmou que a importância do acesso à informação como um direito humano é destacada, assim como o papel das(os) assistentes sociais e jornais alternativos na promoção de uma comunicação crítica e contra-hegemônica. 

“A gente propõe que a categoria reconheça a existência de meios alternativos, não convencionais e não comerciais, para uma comunicação mais engajada e popular. A continuidade do trabalho da comunicação na próxima gestão é destacada como fundamental para a defesa intransigente dos direitos humanos e a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas(os) assistentes sociais à população. É proposto um diálogo mais próximo com a sociedade e a construção de pautas críticas e estratégicas para uma comunicação popular”, afirmou o Assistente Social. 

Além do debate sobre comunicação popular, Lucas Januário comentou a participação do CRESS-PR na elaboração da nova Política de Comunicação do conjunto CFESS-CRESS. Ele também ressaltou a importância da formação continuada para qualificar a comunicação do CRESS-PR com a categoria e a sociedade.  

“O nosso processo é realmente fortalecer esses meios de comunicação que estão realmente oferecendo outra possibilidade, construindo uma comunicação com responsabilidade, principalmente com compromisso com a verdade”, salientou Lucas. 

Para a jornalista Renata Ortega, do Sindicato dos Bancários, é importante que a formação seja um passo concreto, especialmente para o Serviço Social, que realiza atendimento e contato direto com as pessoas. 

“A comunicação é um direito humano, e as pessoas têm o direito de estar informadas com a verdade e com informações corretas e precisas. A comunicação popular e sindical também são importantes, e não apenas a grande imprensa, pois o objetivo é garantir que as pessoas tenham acesso a informações confiáveis e imparciais, que apresentem todos os lados dos fatos”, pontuou Renata, uma das organizadoras do evento em Curitiba. 

O professor do Departamento de Comunicação da UEL, Rozinaldo Miani, também destacou sobre o papel fundamental de incluir disciplinas sobre comunicação popular no processo de formação das (dos) Assistentes Sociais. 

“ É de extrema importância que o profissional da área de Serviço Social, e das mais diversas áreas, compreenda os mecanismos de funcionamento da comunicação. E é neste sentido que este seminário caminha. Essa compreensão é fundamental para oferecer um serviço especializado de acolhimento e articulação com a comunidade”, concluiu. 

Comprometimento

A participação do CRESS-PR no curso demonstra o seu compromisso com a defesa dos direitos sociais e com a construção de uma sociedade mais democrática e participativa, defendendo ainda a construção de uma comunicação crítica com e para a classe trabalhadora. O CRESS-PR reitera a necessidade e a importância da participação da categoria na disputa e no aprimoramento constante da comunicação, seja na construção da linguagem com acessibilidade, identidade e estratégias de engajamento de conteúdos, quanto sua inserção na mídia, na imprensa, pela via da comunicação popular e comunitária. 

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.