CRESS-PR marca presença em seminário sobre jornalismo e comunicação popular

O Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR) esteve presente no Seminário sobre jornalismo e comunicação popular, que celebra os 20 anos do Brasil de Fato. O evento acontece, desde o dia 24 e vai até o dia 28 no Espaço Cultural e Esportivo do Sindicato dos Bancários, em Curitiba. Conta ainda com a participação de profissionais da comunicação, acadêmicos/as e ativistas sociais, que debatem o papel do jornalismo e da comunicação popular na luta por justiça social e transformação política.

Durante o seminário, os representantes da Comissão Permanente de Comunicação CRESS-PR, conselheiros Marcelo Nascimento de Oliveira e José Lucas Januário de Menezes, destacaram a importância da comunicação popular e da participação no curso para fortalecer a mobilização e organização das lutas sociais. 

Eles ressaltam que o jornalismo e a comunicação popular constituem ferramenta fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, na medida em que contribui para a visibilidade das demandas populares e para a denúncia das injustiças sociais não publicizadas pelos meios de imprensa tradicionais.

Marcelo afirmou que a importância do acesso à informação como um direito humano é destacada, assim como o papel das(os) assistentes sociais e jornais alternativos na promoção de uma comunicação crítica e contra-hegemônica. 

“A gente propõe que a categoria reconheça a existência de meios alternativos, não convencionais e não comerciais, para uma comunicação mais engajada e popular. A continuidade do trabalho da comunicação na próxima gestão é destacada como fundamental para a defesa intransigente dos direitos humanos e a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas(os) assistentes sociais à população. É proposto um diálogo mais próximo com a sociedade e a construção de pautas críticas e estratégicas para uma comunicação popular”, afirmou o Assistente Social. 

Além do debate sobre comunicação popular, Lucas Januário comentou a participação do CRESS-PR na elaboração da nova Política de Comunicação do conjunto CFESS-CRESS. Ele também ressaltou a importância da formação continuada para qualificar a comunicação do CRESS-PR com a categoria e a sociedade.  

“O nosso processo é realmente fortalecer esses meios de comunicação que estão realmente oferecendo outra possibilidade, construindo uma comunicação com responsabilidade, principalmente com compromisso com a verdade”, salientou Lucas. 

Para a jornalista Renata Ortega, do Sindicato dos Bancários, é importante que a formação seja um passo concreto, especialmente para o Serviço Social, que realiza atendimento e contato direto com as pessoas. 

“A comunicação é um direito humano, e as pessoas têm o direito de estar informadas com a verdade e com informações corretas e precisas. A comunicação popular e sindical também são importantes, e não apenas a grande imprensa, pois o objetivo é garantir que as pessoas tenham acesso a informações confiáveis e imparciais, que apresentem todos os lados dos fatos”, pontuou Renata, uma das organizadoras do evento em Curitiba. 

O professor do Departamento de Comunicação da UEL, Rozinaldo Miani, também destacou sobre o papel fundamental de incluir disciplinas sobre comunicação popular no processo de formação das (dos) Assistentes Sociais. 

“ É de extrema importância que o profissional da área de Serviço Social, e das mais diversas áreas, compreenda os mecanismos de funcionamento da comunicação. E é neste sentido que este seminário caminha. Essa compreensão é fundamental para oferecer um serviço especializado de acolhimento e articulação com a comunidade”, concluiu. 

Comprometimento

A participação do CRESS-PR no curso demonstra o seu compromisso com a defesa dos direitos sociais e com a construção de uma sociedade mais democrática e participativa, defendendo ainda a construção de uma comunicação crítica com e para a classe trabalhadora. O CRESS-PR reitera a necessidade e a importância da participação da categoria na disputa e no aprimoramento constante da comunicação, seja na construção da linguagem com acessibilidade, identidade e estratégias de engajamento de conteúdos, quanto sua inserção na mídia, na imprensa, pela via da comunicação popular e comunitária.