Em encontro Estadual, CRESS-PR debate reestruturação do Serviço de Reabilitação Profissional

No último dia 04 de março de 2023, representantes do Conselho Regional de Serviço Social do Paraná(CRESS-PR) participaram da terceira edição do encontro estadual de trabalhadoras e trabalhadores do Serviço de Reabilitação Profissional. O encontro organizado pelo SINDPREVS (Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Ação Social do Estado do Paraná), com participação das (dos) Assistentes Sociais do CT de Previdência Social, foi realizado no Auditório Hotel San Martin, em Curitiba. Durante o encontro, foram debatidas as necessidades de reestruturação do Serviço de Reabilitação Profissional diante dos constantes ataques aos direitos históricos da classe trabalhadora.

De acordo com o relato das (dos) Assistentes Sociais que participaram do evento, os ataques prejudicam  os serviços oferecidos à população e o trabalho de todos os profissionais da categoria que trabalham na Previdência Social.

A presidenta interina do CRESS-PR, Sandra Mancino, participou da mesa de abertura do evento. Ela destacou a importância da organização e mobilização da categoria profissional, além da necessidade de se discutir e aprofundar as atribuições privativas e competência profissional do Assistente Social.

Sandra lembrou que, há três anos, o Conjunto CFESS/CRESS publicou uma nota técnica em defesa do Assistente Social da Previdência Social. O documento destaca que apenas espaços de discussão coletiva, como o encontro realizado no final de semana, são capazes de viabilizar a construção de estratégias para a continuidade da luta em prol de um projeto de sociedade emancipatório. “Sobretudo na previdência social, a fim de garantir os direitos sociais dos usuários que buscam acessar o serviço de reabilitação profissional no INSS”, acrescentou a presidenta interina.

Programação

O evento teve a participação do Professor Dr. Giovani Alves que falou sobre A Crise do Trabalho e o Desmonte da Seguridade Social no Brasil, Viviane Peres (Assistente Social e Diretora da FENASPS), qual trouxe algumas reflexões importantes sobre a Desestruturação do INSS: As alterações nos processos de trabalho dos(as) servidores(as) e as barreiras de acesso à população aos benefícios e serviços do instituto. Laerson Vidal Matias Representante dos Trabalhadores e Fundador e Diretor da APLER – Associação dos Portadores de Lesões por Esforço Repetitivos e Vice presidente do sindicato dos bancários de Cascavel, o qual trouxe algumas reflexões sobre o Desmonte da Previdência Social sob o olhar da classe trabalhadora. Kelen Clemente Silva (Assistente Social, servidora do INSS) apresentou os resultados de sua dissertação de mestrado sobre Desestruturação do SRP do INSS e o impacto na  Saúde do Trabalhador/a. Também foi realizada uma mesa de debates com a presença das Agentes Fiscais do CRESS-PR, Adriene Muller e Paloma Andressa Xavier de Paula. Elas debateram sobre as Atribuições privativas e competência profissional do Assistente Social a partir de parâmetros legais e resoluções publicadas pelo conjunto CFESS/CRESS. Encerrando com a última mesa de debates e aprovação de propostas para reestruturação do serviço do encontro.

Além disso, o encontro foi uma oportunidade para divulgar as ações realizadas pela Câmara Temática (CT) da Previdência Social e o calendário de reuniões, que acontecem toda terceira quinta-feira de cada mês.

O III Encontro Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Serviço de Reabilitação Profissional do INSS foi mais uma iniciativa importante na luta pela valorização dos profissionais envolvidos na prestação dos serviços de reabilitação profissional, assim como pela garantia dos direitos da população usuária desses serviços.

Confira o calendário da CT de Previdência Social