CRESS-PR defende maior participação de mulheres na política

Em março, mês em que se celebram atividades alusivas ao Dia da Mulher (8 de março), o CRESS-PR (Conselho Regional de Serviço Social do Paraná) conversou com a vereadora de Londrina, Lenir de Assis (PT), sobre a participação das mulheres na política.

Atualmente, as mulheres são a maior parte do eleitorado paranaense. Também representam mais de 50% da população do Estado. Mesmo assim, entre os 30 deputados federais eleitos em 2022, apenas 4 são mulheres. Ainda por cima uma deputada federal está licenciada do cargo, atualmente, e o suplente que assumiu a vaga é um homem. Assim, nesta legislatura são apenas três mulheres representando o Paraná no Congresso Nacional.

Lenir já foi candidata a deputada federal. Ela, hoje em dia, é suplente dentro do Partido dos Trabalhadores. Para ela, a presença feminina dentro de espaços de liderança, como a política e o legislativo, por exemplo, é essencial para melhorar a qualidade de vida de toda a população paranaense.

“Somos nós, mulheres, quem levamos para o campo do debate a falta de políticas públicas que atendam a vida da população nas suas maiores necessidades saúde, educação, cultura, esporte, bem-estar, e proteção social. Não há uma sociedade justa e de qualidade quando a participação das mulheres ainda são minorias nas câmaras municipais, nas assembleias legislativas, no Executivo ou na Câmara Federal”, afirmou Lenir em um vídeo também publicado no canal oficial do Cress-PR no Youtube.

Para a vereadora de Londrina, é preciso ampliar o debate sobre a participação feminina na política e na ocupação de cargos e espaços de liderança.

“Precisamos avançar. Na Lei que hoje assegura uma participação de 30% de mulheres nas candidaturas, precisamos chegar em 50%. Por isso, convidamos as mulheres a ficarem atentas a este debate. E convidamos para que participem da vida política, no cotidiano, e que venham para ocupar este espaço no campo da política eleitoral, para que possamos avançar numa maior participação das mulheres e fazer da política o lugar da mulher, o lugar da participação feminina”, completou.

Estado

Na ALEP (Assembleia Legislativa do Estado do Paraná), nas eleições de 2022, a participação feminina dobrou. Se até o ano passado eram apenas 5 deputadas estaduais, o ano de 2023 começou com 10 deputadas no legislativo paranaense.

Já no Governo do Paraná, são apenas três mulheres em cargos do chamado “primeiro escalão”. E, de acordo com um levantamento do jornal Valor Econômico, divulgado pelo Plural, entre todas as unidades da federação o Paraná é o estado brasileiro com menor proporção de mulheres em cargos de primeiro escalão.