MOÇÃO DE REPÚDIO AO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ

O Conselho Regional de Serviço Social do Paraná em conjunto com Movimentos Sociais,Sindicais e Feministas assinam a Moção de repúdio ao Governo do Estado do Paraná.  A Moção manifesta repúdio inconteste ao Governador do Estado do Paraná – Ratinho Júnior pela forma como tratou a política para as Mulheres e Igualdade Racial no Estado do Paraná, primeiro nomeando um homem e branco para Secretaria Estadual de Mulheres e Igualdade Racial do Estado, e em seguida colocando como chefe nesta Secretaria Fernando Francischini, cassado por fake news, inimigo dos direitos humanos. Segue, abaixo, a Moção na íntegra.

As organizações abaixo assinadas, vem a público manifestar repúdio inconteste ao Governador do Estado do Paraná – Ratinho Junior pela forma como tratou a política para as Mulheres e Igualdade Racial no Estado do Paraná, primeiro nomeando um homem e branco para Secretaria Estadual de Mulheres e Igualdade Racial do Estado, e em seguida colocando como chefe nessa Secretaria Fernando Francischini, cassado por fake news, inimigo dos direitos humanos. Dos 5 (cinco) nomeados para essa importante pasta, somente uma mulher.
Após indignação e pressão do movimento social e feminista do Paraná e de todo o país, na data de hoje (16/01), o governador do Estado publicou nos jornais a indicação de Leandre Dal Ponte como Secretária.
As conquistas das mulheres até os nossos dias, são resultado de históricas lutas, muitas delas marcadas por suor e sangue. A conquista de espaços revela momentos fundamentais na luta das mulheres trabalhadoras, negras, indígenas, LBTs, com deficiência, na batalha contra as desigualdades entre os gêneros, seja na luta por seus direitos e políticas públicas, as mulheres denunciam a invisibilização imposta pelo patriarcado, colonialismo e capitalismo.
Ficamos estarrecidas ao presenciar a nomeação pelo governador do Estado do Paraná Ratinho Junior, mesmo que interinamente, para ocupar a Secretaria de Mulheres e Igualdade Racial um homem e branco, desrespeitando a luta histórica do movimento feminista e de mulheres e do movimento negro/negra, demonstrando o quanto afronta mais da metade da população paranaense.
Nós mulheres somos metade da humanidade, estamos sub representadas em todos os espaços de poder, com a anuência de representantes do poder que deveriam dar o exemplo.
Ratinho Junior criou a nova Secretaria de Mulheres e Igualdade Racial para o seu segundo mandato, mas na primeira medida desconsidera totalmente as mulheres de seu Estado.
Entendemos que a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, deva ter como uma das medidas fundamentais o olhar transversal de gênero, classe e raça nas políticas públicas, com orçamento e estrutura próprias. O fortalecimento do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, como instrumento fundamental de controle da execução dessas políticas públicas de gênero, com a adoção de um fundo público.
O movimento social, feminista e de mulheres, continuará firme e vigilante para que essa Secretaria cumpra seu papel para o desenvolvimento das políticas públicas que visem eliminar as desigualdades de gênero, raça, etnia, e que oportunize às mulheres, condição de autonomia e liberdade.

Mocao-de-repudio-Governo-do-Parana-atualizada-pdf.io_Baixar