MOÇÃO DE REPÚDIO AO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ

O Conselho Regional de Serviço Social do Paraná em conjunto com Movimentos Sociais,Sindicais e Feministas assinam a Moção de repúdio ao Governo do Estado do Paraná.  A Moção manifesta repúdio inconteste ao Governador do Estado do Paraná – Ratinho Júnior pela forma como tratou a política para as Mulheres e Igualdade Racial no Estado do Paraná, primeiro nomeando um homem e branco para Secretaria Estadual de Mulheres e Igualdade Racial do Estado, e em seguida colocando como chefe nesta Secretaria Fernando Francischini, cassado por fake news, inimigo dos direitos humanos. Segue, abaixo, a Moção na íntegra.  

As organizações abaixo assinadas, vem a público manifestar repúdio inconteste ao Governador do Estado do Paraná – Ratinho Junior pela forma como tratou a política para as Mulheres e Igualdade Racial no Estado do Paraná, primeiro nomeando um homem e branco para Secretaria Estadual de Mulheres e Igualdade Racial do Estado, e em seguida colocando como chefe nessa Secretaria Fernando Francischini, cassado por fake news, inimigo dos direitos humanos. Dos 5 (cinco) nomeados para essa importante pasta, somente uma mulher.
Após indignação e pressão do movimento social e feminista do Paraná e de todo o país, na data de hoje (16/01), o governador do Estado publicou nos jornais a indicação de Leandre Dal Ponte como Secretária.
As conquistas das mulheres até os nossos dias, são resultado de históricas lutas, muitas delas marcadas por suor e sangue. A conquista de espaços revela momentos fundamentais na luta das mulheres trabalhadoras, negras, indígenas, LBTs, com deficiência, na batalha contra as desigualdades entre os gêneros, seja na luta por seus direitos e políticas públicas, as mulheres denunciam a invisibilização imposta pelo patriarcado, colonialismo e capitalismo.
Ficamos estarrecidas ao presenciar a nomeação pelo governador do Estado do Paraná Ratinho Junior, mesmo que interinamente, para ocupar a Secretaria de Mulheres e Igualdade Racial um homem e branco, desrespeitando a luta histórica do movimento feminista e de mulheres e do movimento negro/negra, demonstrando o quanto afronta mais da metade da população paranaense.
Nós mulheres somos metade da humanidade, estamos sub representadas em todos os espaços de poder, com a anuência de representantes do poder que deveriam dar o exemplo.
Ratinho Junior criou a nova Secretaria de Mulheres e Igualdade Racial para o seu segundo mandato, mas na primeira medida desconsidera totalmente as mulheres de seu Estado.
Entendemos que a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, deva ter como uma das medidas fundamentais o olhar transversal de gênero, classe e raça nas políticas públicas, com orçamento e estrutura próprias. O fortalecimento do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, como instrumento fundamental de controle da execução dessas políticas públicas de gênero, com a adoção de um fundo público.
O movimento social, feminista e de mulheres, continuará firme e vigilante para que essa Secretaria cumpra seu papel para o desenvolvimento das políticas públicas que visem eliminar as desigualdades de gênero, raça, etnia, e que oportunize às mulheres, condição de autonomia e liberdade.

Mocao-de-repudio-Governo-do-Parana-atualizada-pdf.io_Baixar

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.