Nota de repúdio aos atos terroristas em Brasília

As entidades representativas da categoria de Assistentes Sociais – Conjunto CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO – repudiam todos os atos terroristas que ocorreram nesse domingo, 08 de janeiro de 2023, na capital do Brasil – Brasília.

Esses atos terroristas, sem precedentes, evocam uma tentativa fracassada, mas perigosa, de golpe de Estado com ataque frontal às liberdades democráticas.

Destacamos que as ameaças golpistas que rondam e crescem favorecidas pela impunidade em nosso país, devem ser tratadas com seriedade e com a devida responsabilização daqueles/as que organizaram e financiaram tais atos.

Defendemos que os crimes sejam apurados e os responsáveis (mandantes, financiadores e omissos)
sejam exemplarmente punidos, pela evidente afronta às eleições democráticas e de reafirmação de posturas fascistas.

A derrota do fascismo não é garantida apenas pelo processo eleitoral. É preciso fazer o enfrentamento político-cultural e buscar as suas bases de fundamentação, para compreender e intervir na formação de base e em atos nas ruas com o conjunto da classe trabalhadora geral, combatendo quaisquer manifestações que evoquem a autocracia burguesa.

Somamo-nos aos atos da classe trabalhadora que combatam quaisquer manifestações da extrema direita, em compromisso com o projeto ético-político que defendemos.