CRESS-PR realizará curso de Controle Social neste mês de novembro

Começa nesta quarta-feira (09), e segue durante outros dois encontros, o curso Controle Social e Participação de Assistentes Sociais, realizado pelo CRESS-PR (Conselho Regional de Serviço Social do Paraná). As aulas ocorrem, sempre, às 18h30, através do Canal Oficial do CRESS-PR no Youtube, com tradução simultânea para Libras. As inscrições podem ser feitas CLICANDO AQUI.

Neste primeiro encontro, entram em pauta a Análise de Conjuntura, como espaços de participação e controle social e os atuis desafios da categoria. A palestrante será Luciana Tatabiga.

O segundo encontro do curso está marcado para a próxima semana, dia 16 de novembro. Na ocasião, a palestrante Silmara Carneiro e Silva vai debater a Representação e Representatividade dentro do contexto da inserção das (dos) Assistentes Sociais nas instâncias de participação e controle social.

O último dia do curso será 23 de novembro, onde serão debatidos os financiamentos das políticas públicas e impactos nas instâncias de participação e controle social do CRESS-PR A palestrante do último encontro será Gisele Tavares.

Para a presidenta do CRESS-PR, Andréa Braga, é essencial ressaltar a participação das (dos) Assistentes Sociais como um direito e a valorizar os diversos canais participativos que foram, principalmente, instituídos após a Constituição 1988, e que nos últimos tempos tiverem diversos ataques.

“Enfatizamos a importância dos espaços de participação e controle social, em que a inserção de assistentes sociais vinculam-se na defesa dos princípios do Código de Ética da profissão e agenda coletiva de lutas da categoria: na recusa do arbítrio e autoritarismo, a defesa dos direitos humanos, o aprofundamento democrático e na garantia de qualidade de serviços públicos prestados a toda população. Na luta antirracista, anticapacitista e pela igualdade de gênero”, pontuou.

Andréa reforça que a inserção das (dos) Assistentes Sociais nas instâncias democráticas corrobora uma identidade coletiva da categoria, onde as (os) Assistentes Sociais se inserem como representação nesses espaços da defesa de direito e respeito a diversidade, atuando em conjunto com outras profissões, coletivos, e movimentos sociais.