Em Assembleia, CRESS-PR realiza avaliação do triênio e delibera sobre Plano de Metas e Anuidade 2023

Na noite da última quinta-feira (27), na sede em Curitiba, o Cress-PR (Conselho Regional de Serviço Social do Paraná) realizou a Assembleia Geral Ordinária 2022. As pautas da Assembleia foram prestação de contas e principais ações do conselho; aprovação do Plano de metas e Proposta orçamentária 2023; aprovação da anuidade para o ano de 2023; indicação dos membros da Comissão Regional e Subcomissões Eleitorais.

Como instância máxima de deliberação da categoria, as (os) Assistentes Sociais presentes aprovaram um aumento de 10,12% na anuidade do conselho. O reajuste passará a valer a partir de abril de 2023. Pela internet, os (as) Assistentes Sociais das seccionais de Londrina e de Cascavel do CRESS-PR também participaram do encontro.

A presidenta do CRESS-PR, Andréa Braga, abriu os trabalhos da Assembleia Geral Ordinária 2022 fazendo um apanhado da gestão “Unidade na Resistência, Ousadia na Luta”, que termina este ano, apresentando a pauta da reunião e trazendo informes importantes para a categoria.

“Essa reunião é um momento que fazemos uma avaliação coletiva ampliada da nossa gestão, que assumiu o CRESS-PR em um cenário pandêmico, extremamente desafiador, que além da crise sanitária mundial, aqui no Brasil tivemos o de desmonte das políticas públicas, de precarização do mundo do trabalho, que impacta muito no trabalho das e dos Assistentes Sociais”, discorreu.

Na pauta da reunião, foram debatidos e aprovados a prestação de contas, a proposta orçamentária para 2023, o Plano de Metas, que foi debatido no Pleno Ampliado de Planejamento, realizado entre os dias 6 e 7 de outubro deste ano. Também foram indicados e aprovados os membros da Comissão Regional e Subcomissões Eleitorais, pois ano que vem haverá eleições no CRESS-PR.

Finanças

A tesoureira do CRESS-PR, llda Lopes Witiuk, e o assessor contábil, Claudecir Munhos, esmiuçaram as finanças do conselho e afirmaram que o reajuste é necessário para equilibrar as contas do conselho, devido ao crescente número de profissionais inadimplentes.

Dados do CRESS-PR mostram que, no ano de 2021, a inadimplência com as anuidades do conselho foram de 37%. Já no ano de 2022 o número de inadimplentes subiu para 46%.

De acordo com a tesoureira e conselheira, llda Lopes Witiuk, as anuidades do conselho estão congeladas há seis anos. E durante o período de pandemia o CRESS-PR optou por não cobrar os inadimplentes, pelas dificuldades financeiras que muitos brasileiros e brasileiras passaram nos últimos dois anos.

Contudo, o reajuste agora é necessário para equilibrar as contas do CRESS-PR, para que a autarquia possa honrar os contratos já firmados em anos anteriores e dar andamento às ações cotidianas do conselho.

O reajuste de 10,12%, segundo ela, é o mínimo sugerido pelo CFESS (Conselho Federal de Serviço Social).