CRESS-PR realiza terceiro encontro do II Seminário Estadual Serviço Social e Saúde

Nesta quarta, 28, o CRESS-PR (Conselho Regional de Serviço Social – Paraná), por meio da Câmara Temática de Saúde, no evento II SEMINÁRIO ESTADUAL SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE, trouxe o tema “Participação, financiamento e controle social da Política de Saúde: como avançar frente às contrarreformas? ”, com as palestrantes Maria Valéria Costa Correia (UFAL) e Elaine Pelaez (CFESS).

O debate trouxe perspectivas de defesa da saúde pública e na luta pela manutenção dos direitos. Sendo assim, contra a privatização no setor.

Maria Valéria trouxe a seguinte perspectiva: “A regência desse segmento (saúde) deve ser do interesse das classes subalternas. Isso envolve a capacidade dessas classes se articularem e interferirem nas ações nas diferentes esferas, para que os gastos estatais sejam na direção dos interesses de ampliar direitos, não de diminuir financiamentos”.

Já Elaine Pelaez trouxe a visão do Conselho Nacional de Saúde, em paralelo com a crise sanitária da pandemia, e comentou que avançar e lutar pela evolução das políticas de saúde “é uma tarefa dura, mas, quando compartilhada, ela nos fortalece”.

Pelaez também comentou que a pandemia trouxe fatores como a crise do esgotamento de um sistema capitalista e só expôs um quadro que traz as marcas de destruição de um passado recente, com a reforma na previdência e trabalhista, a terceirização irrestrita, o teto de gastos das políticas sociais e a privatização da saúde. “As propostas que modificam o financiamento da atenção básica, com o Previne Brasil, as propostas que já tinham impacto na saúde mental, como as comunidades terapêuticas, tudo isso se somando a um governo de traços fascistas que negou a realidade propositalmente e, com isso, se recusou a adotar as medidas para o combate dessa crise”.

A íntegra da apresentação pode ser vista aqui.