Estratégias para reafirmar o Serviço Social crítico no Brasil foram debatidas durante o Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS em Maceió (AL)

Uma delegação do CRESS-PR (Conselho Regional de Serviço Social do Paraná), com 19 Assistentes Sociais, participou, entre os dias 8 e 11 de setembro, do 49º Encontro Nacional Conjunto CFESS-CRESS, que neste ano teve como tema principal “Na terra de Dandara e Zumbi, reafirmamos nossa força coletiva”. Durante o encontro, novos caminhos do Serviço Social no Brasil foram debatidos.

Junto ao 49º Encontro Nacional Conjunto CFESS-CRESS, ocorreu o 6º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS, e o Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho Profissional com Qualidade. Os representantes do Paraná também participaram do Grito dos Excluídos, no dia 7 de setembro, quando é comemorada a Independência do Brasil.

Para a presidenta do CRESS-PR, Andréa Braga, o encontro em Alagoas reafirmou a força coletiva do Conjunto. Para ela, foi um evento de muita emoção, debate e construções coletivas.

“Este momento foi a retomado do Encontro de forma presencial, após dois anos de encontros virtuais e o último das gestões do CFESS e dos CRESS, no triênio 2020-2023. Avaliamos o cumprimento das deliberações do CFESS e CRESS promovidas nos últimos três anos, a partir dos debates e ações realizadas pelas gestões, com a base da categoria, bem como indicamos os temas considerados prioridade para as próximas gestões”, avaliou.

Andréa também comentou o tema do evento deste ano “Na terra de Dandara e Zumbi, reafirmamos nossa força coletiva”. Para ela, a simbologia do encontro expressa toda a força coletiva dos assistentes sociais.

“Inspirados em Dandara e Zumbi seguimos em resistência, reafirmando o nosso projeto ético-político e na defesa intransigente de direitos. Portanto, o quilombo que resiste em nós transcende a luta pela liberdade e é nele que está o valor ético central de nossa profissão, como mencionado em trecho da Carta de Maceió de 2022”, acrescentou.

Como encaminhamento do Encontro, profissionais de todo o Brasil aprovaram a Carta de Maceió. Este ano a Região Sul esteve representada na construção da Carta pelo CRESS-PR através do Conselheiro Marcelo Nascimento de Oliveira.

Fórum

Durante o Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social, um dos encaminhamentos foi que a próxima coordenação nacional seja formada pelas três entidades representativas da categoria: ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) CFESS (Conselho Federal de Serviço Social), e Enesso (Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social).

Seminário de Comunicação

Durante o 6º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS, as delegações das regionais aprovaram a 4ª Edição da Política de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS. O seminário eve 4 painéis, que debateram, principalmente, o papel de profissionais do Serviço Social no combate à desinformação. Também foram apresentados os dados da Pesquisa Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS, e a 4ª Edição da Política de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS.

Grito dos Excluídos

No último dia 07 de setembro, os profissionais do CRESS-PR também marcaram presença 28ª edição do Grito dos Excluídos, um conjunto de manifestações populares que ocorrem no Brasil desde 1995.