Política de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS é aprovada

Assistentes Sociais do CRESS-PR (Conselho Regional de Serviço Social do Paraná) que compõe Comissão de Comunicação estiveram em Maceió (AL), na última semana, para participar do 6º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS. O Seminário fez parte da programação que precedeu o 49º Encontro Nacional Conjunto CFESS-CRESS. Ao final, delegadas(os) das regionais aprovaram a 4ª Edição da Política de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS.

Durante os dias 7 e 8 de setembro, o 6º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRES teve 4 painéis, que debateram, principalmente, o papel de profissionais do Serviço Social no combate à desinformação. Também foram apresentados os dados da Pesquisa Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS, e a 4ª Edição da Política de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS.

O Assistente Social José Lucas Januário de Menezes enalteceu o processo de construção da política, que foi aprovada no seminário. “Foi exatamente o processo como se deu a construção da política, que oportunizou todas as regionais e, munto com as bases, tivesse um olhar para o plano de comunicação que a gente tinha, a terceira edição, e pensar quais seriam nossas novas metas”, afirmou.

Conforme Lucas, a nova edição da política é um grande avanço dentro do Conjunto. Ele destacou a importância da mudança da identificação, da logomarca, do Serviço Social. “Foi um assunto que debatemos bastante. E optamos pela substituição da balança com o fogo, que vinha de uma ideia de justiça social, porém bastante conservadora”, comentou.

A opção, durante o Seminário, foi compor a nova identidade visual com os “fundos murrados”, uma concepção do artista André Bispo. “Ele foi um usuário da política de Saúde Mental e foi atendido pelas redes de Serviço Social. A arte dele já está na capa do nosso código de ética e já é um símbolo utilizado pelo Serviço Social e também já integrado por outras regionais”, completou Lucas.

Para o Conselheiro Marcelo Nascimento de Oliveira que compõe a coordenação da Comissão de Comunicação do CRESS-PR, “foi o maior Encontro de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS, onde todas e todos integrantes das delegações puderam participar”. Para ele, o grande desafio, de agora em diante, é dar visibilidade e disseminar o conteúdo para que roda a categoria possa acessar.

“Entender a comunicação enquanto direito humano é fundamental no Serviço Social, é reconhecê-la como elemento chave na dimensão técnico operativa, é estratégia política em defesa da democracia, em tempos de fake news e de afronta ao Projeto Ético Político. Neste sentido, o Serviço Social tem muito a comunicar!”, conclui Marcelo.

A Assistente Social Renata Teixeira de Castro Tobaldini, de Campo Mourão, avaliou que durante o seminário foram realizadas ricas discussões sobre o tema, de forma ampla, tendo em vista a comunicação como uma necessidade humana, e também de forma específica, dentro da própria categoria.

“Por meio da pesquisa apresentada, dos debates e discussões realizados no decorrer do encontro, foi possível apreender que são muitos os desafios. O que mais me marcou foi a necessidade de conhecer a fundo a realidade concreta na qual está inserido nosso interlocutor, de modo a pensar e planejar sobre o que e como nós comunicamos, para que está troca seja efetiva. Afinal, o serviço social tem um saber acumulado e tem muito a dizer e a dialogar”, concluiu Renata.