Comitiva do CRESS-PR participou do Fórum das COFIS em Porto Alegre

Representantes do CRESS-PR (Conselho Regional de Serviço Social do Paraná) participaram, na última semana, do XXIII Encontro do Fórum das COFIS (Comissão de Orientação e Fiscalização), na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O Fórum aconteceu entre os dias 28 a 30 de julho e contou com representantes de conselhos regionais das mais diversas regiões brasileiras.

De acordo com a presidente do CRESS-PR, Andréa Braga, o Fórum é um momento privilegiado para interlocução, trocas de experiências e fortalecimento de debates dos Cress relacionados à orientação e fiscalização da categoria.

Andréa explica que o momento é fundamental para pensar em alternativas de enfrentamento aos desafios e das demandas relacionadas à orientação e à fiscalização no conjunto CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) e CRESS (Conselhos Regionais de Serviço Social).

“Precisamos discutir pautas emergentes e comuns nas regiões, como  o debate do teletrabalho por exemplo. E impactos na atuação cotidiana de assistentes sociais. Na discussão do teletrabalho discutimos que com o avanço tecnológico, o teletrabalho já vinha sendo utilizado por diferentes profissões, antes mesmo do contexto pandêmico”, comentou a presidente do CRESS-PR.

Ela acrescenta que a defesa do teletrabalho no serviço público é apresentada como um elemento para a modernização e aumento de produtividade das (dos) trabalhadores (as). No entanto, é necessário analisar criticamente a questão e apresentar um contraponto a esta modalidade de emprego.

“No Serviço Social devemos saber, claramente, em qual contexto e que demandas são atendidas nesta modalidade, que impactam sobre a qualidade do serviço prestado a população, aumento da precarização das relações de trabalho e ainda, apresentar implicações éticas no trabalho profissional”, ponderou.

O debate sobre fiscalização nos CRESS, como o sistema de credenciamento de estágio, ainda em processo de implementação, e instrumento para trabalho da orientação e fiscalização também entrou na pauta do fórum. Também foi destaque o estágio de Pós-graduação.