Representantes do CRESS-PR participaram do 14ª Seminário de Capacitação das Comissões de Orientação e Fiscalização – COFI

Uma comitiva do CRESS-PR (Conselho Regional de Serviço Social do Paraná) esteve em Brasília, nos dias 1º e 2 de julho, para participar da 14ª edição do Seminário de Capacitação das Comissões de Orientação e Fiscalização do Conjunto CFESS-CRESS. Este foi o primeiro evento presencial do Conjunto realizado após a pandemia da Covid-19. O objetivo do evento foi traçar estratégias de trabalho para a efetivação da Política Nacional de Fiscalização (PNF) na atualidade.

Mais de 110 pessoas participaram do seminário, entre representantes das gestões do CFESS e dos CRESS, assistentes sociais, e agentes fiscais do Conjunto.  Do Paraná, participaram do evento Adrieli Volpato Craveiro, representante da gestão do CRESS-PR e integrante do COFI (Comissão de Orientação e Fiscalização) Luana Garcia Campos coordenadora da Seccional de Londrina e Coordenada da COFI Londrina, a coordenadora técnica do CRESS-PR, Vanessa Rocha, e as agentes fiscais Adriene Zeferino Muller, Beatriz dos Santos Pereira de Souza, Bruna Viviani Viana, Erika da Cruz Pereira e Paloma Xavier.

De acordo com Adrieli, durante o seminário foi possível estabelecer um diálogo e debater as dificuldades, limites, e possibilidades das comissões de fiscalização, no que concerne o trabalho de orientação e fiscalização profissional das(dos) Assistentes Sociais.

“Observo a importância desse espaço para debater as dificuldades os desafios. E inclusive pensar em propostas no âmbito do CRESS-PR para aperfeiçoamento é do processo de orientação e fiscalização do exercício profissional dos assistentes sociais”, pontuou Adrieli.

Para Vanessa Rocha, coordenadora técnica do CRESS-PR a 14ª edição do Seminário foi um espaço de fortalecimento dentro do Conjunto CFESS-CRESS “Dentro de uma perspectiva de capacitação, formação, e alinhamento dos elementos que envolvem a orientação e fiscalização pelo Brasil”, acrescentou.


E-book

Durante o evento, foi lançado um ebook interativo, com pareceres produzidos ao longo dos anos, que orientam o exercício profissional. No material gratuito, é possível encontrar pareceres que versam sobre fiscalização do exercício profissional, pareceres jurídicos referentes ao trabalho profissional, condições de trabalho e defesa das atribuições e competências, e pareceres jurídicos referentes à formação profissional.
No material, também é possível encontrar uma série de temas relacionados ao exercício profissional de assistentes social, como o debate sobre a necessidade da instituição das condições éticas e técnicas do trabalho profissional; a instituição das 30 horas como mecanismo de qualificação do exercício profissional; a obrigatoriedade da publicização dos instrumentais de fiscalização do Conjunto CFESS-CRESS; as demandas sobre o estágio supervisionado e a necessidade da supervisão direta; a análise das atribuições e competências, dentre tantas outras orientações fundamentais que fizeram avançar o Serviço Social brasileiro.