Assistentes Sociais debatem direitos e leis trabalhistas indígenas

Na última quarta-feira (22), aconteceu o 2º encontro do Curso de Extensão Questão Indígena e Serviço Social. Durante este módulo, os participantes debateram os aspetos relacionados aos Direitos e Legislações Indígenas: povos indígenas, Estado, direitos indígenas e políticas sociais: tensões entre tutela versus autonomia.

O encontro contou com a participação da profa. dra. Elizangela Araújo, pertencente ao povo Pankararu, graduada em Serviço Social, Mestre e Doutora em Serviço Social, Professora no Departamento de Serviço Social da UFPE e da Profa. Dra. Rosa Maria Castilhos Fernandes, docente do curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Social da UFRGS.  Na abertura, a Presidenta do CRESS-PR, Andréa Braga e o Professor do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina, Wagner Roberto do Amaral, também estiveram presentes e destacaram a importância do debate com acadêmicos e profissionais de Serviço Social.

Elizangela, que é a primeira Doutora indígena em Serviço Social e a única docente indígena na área, destacou a importância da diversidade grandiosa presente no Brasil. “É importante conhecermos as lutas, políticas, a sua pluralidade étnica, cultura, organização social, língua, tradições, costumes e a relação com os ecossistemas. Nos deparamos na realidade brasileira com a situação de demandas que exigem posicionamento, como a defesa dos direitos humanos”, afirmou.

A professora e pesquisadora também falou sobre as políticas indigenistas, a formação política entre os indígenas, o indigenismo do Estado, o indigenismo não governamental e atual situação dos indígenas.

Já a professora dra. Rosa Maria trouxe para o debate dois eixos da questão indígena. O primeiro a interlocução do serviço social com as políticas indigenistas e o segundo os saberes e conhecimentos indígenas.

“Trago para a nossa discussão a necessidade de termos os conhecimentos sobre os indígenas no que diz respeito ao modo de ser, de viver, dos ritos, da ancestralidade, dos valores culturais, da importância do etno desenvolvimento, dos direitos indígenas, e um dos aspectos fundamentais que é a compreensão dos processos sócio históricos que se deram com os povos originários nesse país”, ressaltou Rosa.

Sobre o Curso

O curso tem como objetivo oferecer subsídios reflexivos para o trabalho profissional da equipe de Assistentes Sociais junto à população indígena e povos originários, para profissionais, estudantes de Graduação, Pós-graduação em Serviço Social, trabalhadoras (es) e pesquisadoras (es) de áreas afins. O último encontro acontece no dia 29 de junho, das 17h às 19h.

Os responsáveis pelos encontros serão o CRESS-PR e a Universidade Estadual de Londrina. Os encontros são transmitidos pelo Canal Oficial do CRESS-PR no YouTube.