Curso de Extensão Questão Indígena e Serviço Social inicia com debate sobre diversidade e interculturalidade dos povos indígenas

Acadêmicos e profissionais da área de Serviço Social trocaram experiências sobre a questão indígena durante o 1º encontro do Curso de Extensão Questão Indígena e Serviço Social – “Quem são os indígenas?”, que aconteceu na última quarta-feira (15). Durante o encontro, foram apresentados os temas sobre a diversidade, interculturalidade e lutas e os povos Kaingang, Guarani e Xetá no Paraná.

A abertura do curso contou com a presença da Presidenta do CRESS-PR, Andréa Braga, seguido das palestrantes Angelica Domingos, pertencente ao povo Kaingang, graduada em Serviço Social pela UFRGS e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Social da UFRGS e Jibran Yopopem Patté, pertencente ao povo Xokleng/Laklano, graduado em Serviço Social pela graduação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Andréa ressaltou a relevância desse encontro “a formação tem o intuito de propiciar esse debate coletivo tão necessário que é proposto como um dos temas que priorizamos este ano e, também, no âmbito da Comissão Ampliada de ética do CRESS-PR”, afirmou.

De acordo com Angelica, este momento traz a complexidade e a dimensão do tema, além dos apontamentos para refletir sobre essa temática. “Queremos trazer toda a trajetória, todas as lutas dos nossos ancestrais para que hoje, pudéssemos conseguir estar aqui debatendo. Precisamos avançar muito na garantia das nossas vidas, temos um longo caminho para que a Constituição Federal de fato possa garantir os nossos direitos territoriais e o respeito aos nossos modos de vida”, destacou.

Jibran Yopopem Patté ressaltou que iniciativas como essa despolemizam o nosso país quando se trata da população indígena. “Precisamos reafirmar que este é um espaço de resistência que podemos e devemos estar. A população indígena sempre foi vista nos traços do passado, nunca foi tratado no presente. Nós estamos aqui e queremos fazer parte de uma sociedade que nos enxerga como nós somos”.

Saiba Mais

O curso tem como objetivo oferecer subsídios reflexivos para o trabalho profissional da equipe de Assistentes Sociais junto à população indígena e povos originários, para profissionais, estudantes de Graduação, Pós-graduação em Serviço Social, trabalhadoras (es) e pesquisadoras (es) de áreas afins. Os responsáveis pelos encontros serão o CRESS-PR e a Universidade Estadual de Londrina. Os próximos encontros acontecem nos dias 22 e 29 de junho, das 17h às 19h, no Canal Oficial do YouTube.