CRESS-PR e UEL promovem curso de extensão sobre Questão Indígena e o Serviço Social

Durante o mês de junho, Assistentes Sociais e estudantes de Serviço Social do Paraná poderão participar do Curso de Extensão Questão Indígena e Serviço Social. As inscrições podem ser realizadas até dia 31 de maio. As aulas são gratuitas e os módulos serão transmitidos pela internet, no canal do CRESS-PR (Conselho Regional de Serviço Social), todas as quartas-feiras, das 17h às 19h, no período de 15 a 29 de junho de 2022.

O curso é oferecido pelo CRESS-PR em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, no total, será composto de três encontros. A primeira aula acontece no dia 15 de junho e terá como tema principal a diversidade e a interculturalidade dos povos Kaingang, Guarani e Xetá no Estado do Paraná.

No segundo encontro, os assistentes sociais vão aprender mais sobre direitos e legislações indígenas. Neste módulo, serão abordados aspectos sobre a tutela versus a autonomia, além de um debate sobre as políticas sociais para as populações indígenas.

No último encontro, o Curso de Extensão Questão Indígena e Serviço social vai debater o exercício e a ética profissional na defesa dos povos indígenas e comunidades tradicionais, como quilombolas, ribeirinhas, do povo cigano, e de terreiro.

De acordo com a presidente do CRESS-PR, Andréa Braga, o objetivo do curso é apresentar a diversidade, a interculturalidade e a luta dos povos indígenas que vivem no Paraná. Ela enfatiza o grande desafio apontado por assistentes sociais que trabalham com estes povos tradicionais, que é o de pautar políticas públicas com os indígenas, contando com sua participação e protagonismo efetivo.

O Prof. Wagner Roberto do Amaral, docente do Departamento de Serviço Social da UEL e um dos coordenadores deste Curso, enfatiza que é fundamental criarmos espaços de reflexão e de formação permanente sobre a questão indígena junto à categoria dos assistentes sociais. “Contaremos neste curso com a participação de assistentes sociais e pesquisadores indígenas da nossa área que vêm atuando nas instituições e refletindo sobre os desafios de construirmos um exercício profissional mais coerente e dialógo com as comunidades indígenas”, afirmou.

Vagas

Segundo ela, inicialmente o CRESS-PR ofertou 500 vagas para o curso. Estas vagas se esgotaram rapidamente. Mas, para garantir a ampla participação da categoria, o Conselho abriu mais vagas.

“Teremos mais vagas abertas para o curso. Mas é preciso alertar que estas vagas são limitadas. Então, pedimos aos interessados que acessem o link e façam as inscrições o mais rápido possível. Antes que as vagas acabem novamente”, salientou.