CRESS-PR divulga nota de apoio à greve dos funcionários do INSS

O Conselho Regional de Serviço Social da Paraná 11ª Região (CRESS/PR), por meio da gestão “Unidade na Resistência, Ousadia na Luta” (2020-2023) vem a público manifestar total apoio as/aos Servidoras/es Públicos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que estão em greve, em que destacamos a atuação das/dos Assistentes sociais, que defendem cotidianamente uma seguridade pública ampliada e a prestação de serviços com qualidade para a garantia de uma previdência social pública e inclusiva.

A reivindicação das/dos trabalhadoras/es tem como pauta a melhoria da estrutura de atendimento do INSS, bem como da qualificação do INSS digital; a realização de concurso público para preencher as quase 50% de vagas de reposição de trabalhadas/es, reajuste salarial para repor a inflação; e a abertura de mesa de negociação entre os servidores e o Executivo.

O INSS é uma instituição essencial,  responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios aos trabalhadores brasileiros, que garantem a proteção social da população. Entretanto, o INSS vem sofrendo ataques e desmontes que geram prejuízos incalculáveis para milhares de brasileiras/os, em que destacamos as consecutivas contrarreformas que tem violado diversos direitos da população e dificultado o acesso aos benefícios e serviços.

A agenda política do conjunto CFESS/CRESS historicamente  defende uma Seguridade Social ampliada, conforme a concepção determinada na Carta de Maceió (2000), que preconiza uma concepção de seguridade social, abrangida como um padrão de proteção social de qualidade, com cobertura universal para as situações de risco, vulnerabilidade ou danos dos cidadãos brasileiros. A Seguridade Social, assegurada num plano legal, tem sido atropelada pelas reformas neoliberais que atentam contra o aprofundamento da democracia e da cidadania na sociedade brasileira.

Nesta direção, o CRESS/PR reafirma a defesa de uma seguridade social pública, gratuita e de qualidade e expressa seu apoio político à greve em curso das(os) servidoras(es) do INSS.

Conclamamos à sociedade a dar total apoio as/aos trabalhadores e ampliar essa luta!

Curitiba, 07 de abril de 2022

Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região – Paraíba

Gestão “Unidade na Resistência, Ousadia na Luta” (2020-2023).