Terceiro encontro do curso Questão Urbana e Serviço Social debateu o tema Território, territorialização e intersetorialidade na política urbana

Na última quarta-feira, 16/03, das 17h às 19 horas, foi realizado o terceiro encontro do curso Questão Urbana e Serviço Social. O tema debatido foi “Território, territorialização e intersetorialidade na política urbana”. Transmitido pelo canal oficial do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PR) no YouTube, a atividade foi ministrada pela Assistente Social e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Tatiana Dahmer Pereira e da Assistente Sociais e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Silvana Marta Tumelero. A mediação foi realizada pela Assistente Social Kassia Cordeiro. O encontro já conta com mais de 1400 visualizações. Você pode conferir a atividade completa disponível no YouTube clicando aqui.

No primeiro momento deste módulo, Tatiana trouxe apresentou temas de acordo com as perspectivas de Harvey. “São elementos que ajudam a pensar a geografia política, a arquitetura e também o Serviço Social por meio de uma perspectiva da política social crítica. Harvey desenvolve a categoria de território ao longo da obra com transformações e mudanças. O autor se envolveu com questões na América Latina, saindo de uma produção de conhecimento eurocentrada”, explica a professora da UFF.

Segundo ela, no campo do marxismo tradicional, o Harvey passa tarefas e desafios de construir uma reflexão própria a partir da formação social brasileira. “Isso é uma premissa em relação ao que vou trazer, como essa construção de Harvey nos ajuda e onde talvez não contribua tanto nos temas discutidos, que serão apropriação e uso da categoria território pelo Serviço Social, a territorialização como diretriz de políticas sociais públicas e intersetorialidade da política urbana”.

Em seguida, foi a vez da professora Silvana Marta Tumelero abordar sobre a temática da Intersetorialidade na Política Urbana sob lógica do território. Segundo ela, contextualizando com os pontos apresentados anteriormente, o estado responde, sim, como a forma política do sistema capitalista. “Como instituição o Estado está nessa representação, mas isso não ocorre de uma forma mecânica. Esse processo é constituído por relações conflitivas, disputas, é um espaço contraditório”.

Segundo Silvana, o colonialismo, patriarcado, racismo estrutural são elementos que não se abstraem automaticamente quando se fala em política pública, porque o estado não é neutro. “O Estado é uma tradução institucional de sujeitos que o constituem e de relações de força de interesse desses sujeitos, de grupos que dão a direção”, completa Silvana.

Silvana contextualizou ainda sobre as contradições entre a lógica setorial, burocratizada e hierarquizada e o apelo constitucional à participação social democrática na formulação e controle de políticas públicas. “A intersetorialidade se coloca como uma variável que tensiona a relação Estado e Sociedade Civil, mediada pelas práticas políticas clientelistas e patrimonialistas versus as exigências de partilha do poder”, esclarece.

Formação

O próximo módulo do Curso Questão Urbana e Serviço Social será no dia 23/03 com o tema Aspectos jurídico-normativos da Política Urbana. A organização e realização do curso conta com a parceria do Projeto de Extensão Direito à Cidade e Proteção Social do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Grupo de estudos Direito à Cidade e Gestão Democrática do curso de Serviço Social e Núcleo de Direitos Humanos da PUC-PR; GTP Questão Urbana, Agrária e Ambiental da ABEPSS e Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO).

Todas as atividades estarão disponíveis gratuitamente no canal oficial do CRESS-PR no YouTube. Confira a programação completa: