Território, territorialização e intersetorialidade na política urbana são temas da terceira aula do curso Questão Urbana e Serviço Social

Nesta quarta-feira, 16/03, das 17h às 19 horas, será realizada a terceira aula do curso Questão Urbana e Serviço Social. O tema que será abordado no encontro é “Território, territorialização e intersetorialidade na política urbana”. O evento contará com a palestrante de Tatiana Dahmer Pereira, da UFF e de Silvana Marta Tumelero, da UFPR. A mediação será feita pela Assistente Social Kassia Cordeiro.

Durante a aula, serão debatidos a categoria território em Harvey; apropriação e uso da categoria território pelo Serviço Social; a territorialização como diretriz de políticas sociais públicas; intersetorialidade da política urbana. É possível acompanhar a transmissão pelo canal oficial do CRESS-PR no YouTube.

Curso Questão Urbana e Serviço Social

O objetivo do curso, que é dividido em 10 aulas, é contextualizar a construção histórica da política urbana brasileira, aprofundar o conceito de Direito à Cidade e sua interseção com o debate de classe, gênero e raça e analisar instrumentos jurídico-normativos da política urbana brasileira, com ênfase para o direito à moradia, acesso à água e saneamento. O curso também busca trazer reflexão sobre os instrumentos para a gestão democrática das cidades e a relação com movimentos sociais de luta por moradia e promover diálogo sobre a atuação do Serviço Social na política urbana, destacando o trabalho técnico social na área de habitação.

A organização e realização do curso conta com a parceria do Projeto de Extensão Direito à Cidade e Proteção Social do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Grupo de estudos Direito à Cidade e Gestão Democrática do curso de Serviço Social e Núcleo de Direitos Humanos da PUC-PR; GTP Questão Urbana, Agrária e Ambiental da ABEPSS e Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO).