Semana da mulher: confira ações e atividades realizadas em Curitiba e RMC

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira, 08/03, a Frente Feminista de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral preparou uma série de atividades que visam a valorização da vida das mulheres. O Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR) apoia todas as ações que serão realizadas e incentiva a participação massiva das mulheres nessa luta por direitos.

No dia 08/03, será realizada a Marcha das Mulheres. A concentração começa às 16h30, na Praça Santos Andrade. Com a saída programada para 18 horas, todas as mulheres são convidadas a participar levando simbologias de lutas para denunciar a violência contra as mulheres, a violência racial, a fome, a liberação dos agrotóxicos, contra os despejos, mercantilização da Educação e a guerra.

Na quarta-feira, 09/03, a partir das 8 horas, serão produzidas e distribuídas marmitas para população em situação de rua e comunidades da Região Metropolitana de Curitiba. O local onde serão preparadas as refeições é na Rua Desembargador Motta, 2791. Saiba como contribuir acessando a conta @marmitas_daterra no Instagram.

De Cuba à Palestina, de Porto Rico ao Saara Ocidental e por todo o mundo, as mulheres são as que mais sofrem com a violência das guerras, do militarismo e das ocupações impostas pelo imperialismo. Por isso, no dia 10/03, será realizada uma ação de envio de e-mails para o endereço [email protected] e também no Twitter para as embaixadas dos Estados Unidos, do Reino Unido e para a Suprema Corte do Reino Unido exigindo a liberdade de Assange. No Twitter, marque as contas:

• Embaixada Inglaterra: @ukinbrazil.
  • Embaixador Inglaterra: @PeterWilson.
  • Embaixada EUA: @EmbaixadaEUA.

Na próxima sexta-feira, 11/03, será feita o lançamento da Carta das Mulheres Sem Terra. O objetivo é fazer com que o Supremo Tribunal Federal (STF) entenda a gravidade dos despejos durante a pandemia e lutar pela prorrogação da ADPF 828, dando mais segurança às famílias acampadas e que vivem em ocupações por todo o Brasil.

Você pode contribuir enviando e-mails para:

Até o dia 11/03, quem tem entre 16 e 69 anos, tomou a vacina contra a Covid-19 há pelo menos 15 dias e quiser, pode doar sangue. O agendamento do horário deve ser feito pelo site do Hemepar.  O local para doação é na Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV. É necessário levar documento com foto.

Marcando o encerramento das atividades da semana da mulher, no dia 12/03, serão continuados o plantio e o manejo da horta no Assentamento Contestado do MST, na Lapa. A saída será às 06h15, na Rua Desembargador Motta, 2791, no Bigorrilho. Também serão feitas discussões sobre o tema da violência contra o povo negro, uma homenagem para Marielle Franco e atividades culturais.