Curso Questão Urbana e Serviço Social soma mais de 2 mil pessoas inscritas

#ParaTodasVerem: o fundo da imagem é azul desenhos de casas e prédios representando uma cidade. No centro, tem um print do curso realizado inserido dentro de uma tela de computador. O texto informa “Curso de extensão Questão Urbana e Serviço Social” e abaixo tem o tema da primeira aula “A Política Urbana no Brasil”.

Promover uma reflexão e incentivar o debate de uma visão panorâmica da luta pela reforma urbana no Brasil é o objetivo do Curso Questão Urbana e Serviço Social, que teve início na última quarta-feira, 02/03. O curso, que é divido em 10 aulas, teve mais de 2230 inscritos. A live de abertura, quando também foi realizada a primeira aula com o tema A Política Urbana no Brasil, também soma mais de 2 mil visualizações no YouTube. Assista ao primeiro dia clicando aqui.

A mediação da abertura do curso foi realizada pela professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e integrante da Câmara Temática de Direito à Cidade do Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR), Silvana Tumelero, que também fez uma breve apresentação sobre os conteúdos trabalhados e apresentou um panorama das principais pautas de coletivos, organizações em movimentos sociais no que toca à Reforma Urbana.

Durante sua fala na abertura do curso, a presidenta do Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR), Andréa Braga, destacou que a importância do fortalecimento do diálogo com a categoria por meio da valorização a formação permanente das (os) Assistentes Sociais. “O que buscamos com a realização do curso é oferecer reflexões e contribuir para a prática profissional e para uma sociedade emancipada”, destaca a presidenta do CRESS-PR, Andréa Braga.

O objetivo é que as (os) trabalhadores do Serviço Social atuem como sujeitos políticos que possam contribuir efetivamente para modificar a realidade. Neste caso, relacionada à expressão de desigualdade social, que envolvem o não acesso à área urbana, à moradia, à cidade, que devem ser destacados como um direito de todas (os). “A questão urbana pensada aqui se coloca como expressão da distribuição desigual das riquezas sociais produzidas na cidade, que se materializam pela densa exclusão socioterritorial. O acesso à cidade e aos serviços urbanos é necessário para nossa sobrevivência”, enfatiza Andréa.

Andréa completa afirmando que o direito à Cidade está muito longe da liberdade individual e que esse debate passa por um projeto social, político, emancipatório e demanda reflexões teóricas e analíticas sobre a questão urbana e seus rebatimentos. “Por isso estamos realizando o curso, para buscar possibilidades de incidência que serão capazes de ajudar a construir essas cidades que queremos e defendemos. Ao falarmos das expressões da questão social no processo de mercantilização das cidades, a questão urbana é tratada de forma fragmentada”, explica.

Andréa explicitou ainda sobre como as cidades são planejadas para atender interesses e demandas do Capital, tendo áreas planejadas com infraestrutura adequada enquanto outras têm recursos escassos, o que é visível perante a quantidade de ocupações irregulares que temos no país.

“O debate não deve ficar limitado às questões habitacionais, sendo necessário considerar os demais aspectos que envolvem as questões urbanas que impactam na vida da população, como acesso à saúde, educação, saneamento, trabalho, cultura, meio ambiente, assistência social, transporte. Na sociedade capitalista, a lógica da cidade como mercadoria sobrepõe-se à lógica da cidade como direito”, finaliza a Andréa.

Kassia Cordeiro, Assistente Social da Cáritas, integrante da CT de Direito à Cidade e pós-graduanda também foi convidada para falar na abertura do curso. Em seu discurso, ela falou sobre os desmontes que os brasileiros têm vivido e a perda de direitos relacionados às cidades. “A intervenção do Serviço Social é uma contribuição necessária para olhar a cidade de uma forma crítica. Por isso é importante essa formação e engajamento popular e político para olhar as cidades como uma forma fragmentada e interligada”, finaliza.

Formação

A próxima aula do Curso Questão Urbana e Serviço Social será no dia 09/03 com o tema Direito à Cidade: aspectos conceituais. A organização e realização do curso conta com a parceria do Projeto de Extensão Direito à Cidade e Proteção Social do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Grupo de estudos Direito à Cidade e Gestão Democrática do curso de Serviço Social e Núcleo de Direitos Humanos da PUC-PR e da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO).

Todas as aulas estarão disponíveis gratuitamente no canal oficial do CRESS-PR no YouTube. Confira a programação completa: