Nota de pesar – Sandra Nishimura

É com grande pesar que o CRESS-PR anuncia o falecimento de Sandra Nishimura, aos 58 anos, nesta quarta-feira, 16/02. A Assistente Social sofreu um acidente de carro no último domingo, 13/02. Sandra sofreu perfuração no pulmão e no baço, quebrou várias costelas, uma perna e sofreu lesões na coluna e nos rins.

Nishi, como era chamada carinhosamente por todas (os), sempre contribuiu ativamente nas lutas da categoria e sua partida deixa um grande vazio em nós. Seu companheirismo, bondade, compromisso com um mundo mais justo e dedicação fazem com que seu legado seja eterno.

Sandra graduou-se em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 1984. Mas não parou de buscar conhecimento. Especializou-se em Serviço Social: temas contemporâneos também pela UEL, em 2001. Anos depois, no ano de 2005, conquistou o título de Mestre em Serviço Social e Política Social na mesma universidade. Em 2012, especializou-se em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

As lutas das quais Sandra participou são imensuráveis. Ela foi presidente da Associação dos Profissionais Assistentes Sociais (APAS) no período da redemocratização brasileira. “Nossa APAS sempre foi muito forte, a Sandra pegou a transição de organização da categoria, de aglutinação. Na fase de redemocratização, nós, Assistentes Sociais, tínhamos muito protagonismo aqui no município”, conta Marilys Garani emocionada. Junto ao CRESS-PR, sempre contribuiu junto à Seccional de Londrina, na Frente em Defesa do SUAS e na Câmara Temática de Assistência Social.

Marilys e Sandra ingressaram juntas no Serviço Público, em julho de 1987. Em março de 1989, fundaram o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina e começaram as lutas pelo regime jurídico único e pelo plano de classificação de cargos e salários. No ano de 1992, Sandra foi uma das redatoras da Lei que implantou a Secretaria de Ação Social no município, em 1993.

Por diversas vezes esteve como presidente do Conselho Municipal de Assistência Social. Atuando inclusive como secretária Municipal de Assistência Social, secretária da Mulher, do Idoso, coordenadora da Economia Solidária em Londrina e no Paraná. Também foi assessora do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. “Ela transitava entre as secretarias, tinha a capacidade de unir as pessoas em uma luta coletiva. Com humildade e inteligência, Sandra sabia ouvir e conviver com o outros”, completa Marilys.

Até dezembro de 2020, quando se aposentou, Sandra trabalhou como funcionária pública municipal estatutária na Prefeitura de Londrina, atuando com temas relacionados as políticas sociais, assistência social, gestão de política social, programa de transferência de renda e economia solidária. Desde janeiro de 2021 estava como chefe de gabinete da vereadora do município de Londrina, Lenir de Assis (PT).

O CRESS-PR lamenta a morte de Sandra, que ficará marcada por sua atuação incansável. Prestamos nossas mais sinceras homenagens e solidariedade aos familiares, amigos e colegas Assistentes Sociais que tiveram a oportunidade de conviver e aprender com ela.

Velório — O velório de Sandra será realizado a partir das 17 horas desta quarta-feira, 16/02, na Capela 4 do Parque das Allamandas.

Por WhatsApp, amigas (os) e colegas de trabalho lamentaram sua partida inesperada Sandra. Confira alguns depoimentos:

Que tristeza! Certamente seu legado serve de muita inspiração para nossas lutas em defesa dos direitos! Que Deus a acolha e conforme familiares e pessoas que tiveram o privilégio da sua iluminada presença cotidiana. Certamente deve receber nosso carinho e homenagem”, Jucimeri Isolda Silveira.

Que tristeza! Sandra era uma profissional que admirei desde os nossos primeiros contatos. Sua fala sempre irreparável na direção da defesa profissão e das políticas públicas. Grande perda”, Sandra Mancino.

Nossa, que notícia triste! A lista de legados e qualidades é imensa. Grande amiga de luta, projetos, desafios, sempre engajada, propositiva, mas sempre com seu jeito meigo e disponível, uma pessoa muito querida e especial. Estará sempre conosco em nossos corações e nos inspirando. Que esteja em paz junto ao Pai e muita serenidade e conforto aos familiares e amigos”, Denise Colin.

“Conheci a Sandra quando fui estagiária na SEMAS Londrina. A foto do cartaz representa a forma como vou me lembrar dela. Profissional, militante, humana e ética. Muito querida. Referência na discussão sobre economia solidária. Hoje, foi promovida à glória. Desejo consolo e graça aos familiares, amigos e amigas. Deixa um legado”, Maria Inez Marques.

“Meu Deus. Estou sem chão. Que falta essa grande mulher vai fazer em nossas vidas. Amiga querida, mulher guerreira. Exemplo de ética e dignidade”, Ana Cristina Gois.

“Sempre serena, sábia! Que saibamos lembrar dela, e aprender também”, Denise Fank.

“Comprometimento, generosidade, humildade, ética… Lamentável ir embora assim”, Luana Garcia.

“Ética e parceira definitivamente são para mim as palavras que definem a Sandra”, Mariluci Queiroz.

“Que tristeza a nossa…Ela nos deixou, de fato, um legado. Que tenhamos a coragem, firmeza e a doçura que ela nos ensinava”, Olegna Guedes.

“Realmente uma notícia muito triste, além da pessoa maravilhosa que era, também um exemplo de profissional. Sempre esteve na luta para a construção de uma política pública, de uma profissão e de um mundo melhor”, Rosangela Aparecida de Souza.

SANDRA NISHIMURA PRESENTE!