CRESS-PR realiza curso de Direito à Cidade com objetivo de dialogar sobre política urbana com a categoria profissional e estudantes de Serviço Social

De 02 de março a 05 de maio, o Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR), por meio da Câmara Temática de Direito à Cidade e em parceria com outras instituições, realizará o curso Questão Urbana e Serviço Social. A formação é destinada às (aos) Assistentes Sociais e estudantes de Serviço Social e busca viabilizar diálogos no âmbito da política urbana.

O objetivo do curso é contextualizar a construção histórica da política urbana brasileira, aprofundar o conceito de Direito à Cidade e sua interseção com o debate de classe, gênero e raça e analisar instrumentos jurídico-normativos da política urbana brasileira, com ênfase para o direito à moradia, acesso à água e saneamento. “Além disso, o curso também buscar trazer reflexão sobre os instrumentos para a gestão democrática das cidades e a relação com movimentos sociais de luta por moradia e promover diálogo sobre a atuação do Serviço Social na política urbana, destacando o trabalho técnico social na área de habitação”, explica a presidenta do CRESS-PR, Andréa Braga.

Para alcançar os objetivos estabelecidos, o curso foi dividido em 10 encontros temáticos, sendo eles Política Urbana no Brasil; Direito à Cidade; Território, territorialização e intersetorialidade na política urbana; Aspectos jurídico-normativos da Política Urbana; Gestão democrática da cidade; Conflitos fundiários urbanos e movimentos de luta por moradia; Direito à moradia e Política de Habitação de Interesse Social; Trabalho técnico social na habitação de interesse social; Direitos humanos à água e ao saneamento e Serviço Social na Política Urbana. A interação dos/as participantes ocorrerá pelo chat via mediador/a. As aulas serão realizadas semanalmente às quartas-feiras no horário das 17 às 19h, totalizando 30h (20 síncronas e 10 assíncronas de leituras preliminares indicadas para cada encontro)

A organização e realização do curso conta com a parceria do Projeto de Extensão Direito à Cidade e Proteção Social do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Grupo de estudos Direito à Cidade e Gestão Democrática do curso de Serviço Social e Núcleo de Direitos Humanos da PUC-PR e da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO).

As inscrições devem ser realizadas até 25 de fevereiro 2022 por meio do link: https://bit.ly/3sJXcKF

CONFIRA O CRONOGRAMA COMPLETO: