CRESS-PR repudia o despejo de 60 famílias em Ponta Grossa

O Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR) manifesta seu apoio às 60 famílias que foram desalojadas por cerca de 200 polícias na madrugada de 05/02, em Ponta Grossa. Segundo relatos dos ocupantes, seus celulares foram apreendidos pela polícia.

Segundo o manifesto solidário, que conta com o apoio do CRESS-PR e está disponível na íntegra mais abaixo, registros documentais confirmam que, em Ponta Grossa, não existe projeto de habitação popular pela administração local, há cerca de 10 anos.

O manifesto também cobra providências dos responsáveis diante do crescente problema de falta de moradia no Estado do Paraná, inclusive em Ponta Grossa, onde a situação se agravou durante a pandemia. De acordo com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), em fevereiro de 2021, havia um déficit habitacional de 23 mil unidades só em Ponta Grossa.

O CRESS-PR ressalta seu apoio ao manifesto solidário, que em reconhecimento ao direito constitucional, à moradia e em repúdio ao descumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspende os despejos e remoções durante a pandemia, exige respostas do poder público a respeito do caso.

Leia o manifesto completo: