Representantes do CRESS-PR participam do Encontro de Planejamento do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Colombo

No dia 03 de dezembro, das 08h às 17 horas, foi realizado o encontro de Planejamento do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Colombo (COMDIM). Duas representantes do CRESS-PR estiveram presentes na ocasião. Adriana Matias, presidenta do COMDIM, e Elisangela Hahn dos Santos, conselheira suplente, participaram da reunião contribuindo, debatendo e propondo ações em prol da defesa, garantia e promoção dos direitos das mulheres.

No período da manhã ocorreu a mesa de abertura com a fala das autoridades presentes e a palestra “O Papel do Conselho de Direito das Mulheres”, com Isabel Corrêa, conselheira Estadual do Direito da Mulher – CEDM/PR e membra da União Brasileira de Mulheres – UBM/PR. A palestrante apresentou importantes discussões sobre o processo histórico de opressão que as mulheres enfrentam, causado por uma sociedade patriarcal que age de forma machista com as mulheres, que são vítimas de diferentes formas de violências.

Durante sua fala, Isabel ressaltando a importância do protagonismo e luta das mulheres durante toda a história, fundamentais para os dias atuais. A palestrante lembrou ainda de um trecho de Simone de Beauvoir, que diz “nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a vida”.

“Esse momento de análise da conjuntura, desmontes de políticas importantes a partir da PEC95, que prevê o congelamento dos gastos, foi essencial para compreender a realidade vivenciada pelas mulheres no país como um todo”, explica Elisangela.

Durante à tarde, o grupo se dedicou ao planejamento estratégico do COMDIM com a facilitação de Rosani Moreira, militante da Frente Feminista de Curitiba e Região Metropolitana. “Nesse momento, foram elencadas ações a serem desenvolvidas nos próximos anos, que além de evidenciar as dificuldades das mulheres no acesso às políticas públicas, ao mesmo tempo, apresentaram as urgências e possibilidades na atuação do COMDIM; material que também será utilizado para a construção do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, já em processo de elaboração”, conclui Adriana.

O CRESS-PR ressalta a importância da participação das profissionais nesses espaços democráticos de direito.