CRESS-PR realiza encontro para discutir demandas previdenciárias com Assistentes Sociais da Região do Vale do Ivaí

O Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR) por meio do Nucress Apucarana e Seccional Londrina realiza no dia 14/12, das 19h às 21 horas, o III Encontro das (os) Assistentes Sociais da Região do Vale do Ivaí. O encontro será on-line, transmitido pelo Meet.

O evento tem como objetivo mobilizar a categoria profissional sobre o exercício profissional, discutir demandas previdenciárias indevidas e levantar propostas de ação/reação acerca dessas demandas para retomada dos serviços presencias nas Agências da Previdência Social (APS).

A seguridade social é formada pelo tripé:

  • Saúde, como direito de todos;
  • Previdência, de caráter contributivo;
  • Assistência Social, para os que dela necessitarem.

Nesse sentido, com as APS de portas fechadas em decorrência da pandemia e com o acesso apenas de forma on-line, que não é acessível a todos os cidadãos, a demanda de um sistema contributivo recaiu sobre a Assistência Social, que por si só já tem um público bastante numeroso. Com a pandemia, essas demandas aumentaram consideravelmente.

Muitos serviços presenciais, que haviam sido suspensos no auge da pandemia, retornaram com todos os cuidados devidos ao atendimento ao público. Porém, as APS continuam fechadas, atendendo somente as perícias e avaliações agendadas.

Com isso se faz necessária a discussão sobre essa demanda para uma possível mobilização junto a categoria e o CRESS-PR para que cada política possa assumir sua função e seu papel.

Para participar do encontro, não será necessária inscrição antecipada. Entretanto, será preciso assinar a lista de presença e avaliação do evento. A palestrante convidada é Viviane Aparecida Pereira Peres, Assistente Social da Agência da Previdência Social de Londrina.

Acesse a lista de presença pelo link: http://encurtador.com.br/dvHIO