Pleno ampliado debate ações e plano de metas do CRESS-PR para 2022

O planejamento de ações para o ano de 2022 foi o assunto debatido na reunião ampliada do Pleno, realizada no dia 28/10, pelo Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR). O encontro on-line contou com a presença da presidenta Andréa Braga e de representantes das 37 as instâncias que compõem o CRESS-PR, sendo trabalhadoras (es) da base, das Seccionais Londrina e Cascavel, dos 19 Nucress, das Câmaras Temáticas (CTs), das Comissões Regimentais e Permanentes e também estudantes de Serviço Social.

Segundo Andréa, a reunião ampliada é um espaço democrático importante de interlocução, onde são dialogadas e pensadas ações a serem realizadas pelo CRESS-PR com base no projeto sócio-político da categoria. Além de serem debatidos o plano de metas do Conselho e o orçamento para o próximo ano.

As ações para 2022 estão sendo pensadas coletivamente de maneira que incidam na valorização e qualidade do serviço prestado à população. “É uma maneira de pensar mais transversalmente as ações que têm sido realizadas pelas diversas frentes representativas do CRESS-PR. Para que possamos fortalecer a profissão e de fato ter o Serviço Social forte requer uma organização coletiva para defesa da ética profissional, de direitos, na valorização da categoria e atuação da fiscalização”, enfatiza Andréa.

O Planejamento é realizado anualmente com objetivo de orientar as ações fundamentais do Conselho e dimensionar a utilização de recursos para a realização. Liana Bassi, coordenadora da Seccional de Londrina, destacou que a ideia é construir um planejamento de ações mais próximo possível da realidade do dia a dia das (os) Assistentes Sociais. “O planejamento é um ato político. Estamos aqui porque queremos e que esse planejamento resulte em ações que reflitam o compromisso ético-político da nossa categoria”.

Representando a Seccional Cascavel, Edyane Lima destaca que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, a categoria tem buscado se adaptar aos novos meios para executar as ações planejadas prezando sempre pela valorização profissional, defesa por direitos e qualidade no serviço. “Mesmo que a conjuntura nos desanime, continuamos na luta, e coletivamente nós encontramos forças para continuar nessa caminhada”.

O panorama geral das ações gerenciais e finalísticas pensadas pelo CRESS-PR para 2022, destacam-se as que envolvem políticas de gestão documental; acessibilidade e comunicação; defesa e fortalecimento da profissão; garantia de ações essenciais do Conselho, como assembleias, tribunais de ética, cadastramento, orientação e fiscalização. Além da garantia e fortalecimento de espaços democráticos de gestão, que envolvem plenos ampliados, encontros descentralizados e reuniões com os NUCRESS e as CTs e o aprimoramento de processos e capacitações.

Para as Comissões e Câmaras Temáticas, são pensadas ações de fortalecimento do Fórum em Defesa da Profissão e Formação; estágio, extensão e residência técnica e que incidam na defesa da Previdência Social, Educação e demais áreas de atuação da categoria. De ações de descentralização política são planejadas, entre outras, ações de combate ao racismo; de instrumentalidade do Serviço Social; de Controle Social e o trabalho com migrantes e refugiados.

Andréa aproveitou a reunião e fez uma apresentação dos trabalhos realizados em 2021. O CRESS-PR somou 195 projetos. Desses, 31 são ações gerenciais, 30 ações finalísticas e 47 ações estratégicas das comissões e câmaras temáticas. Além de 17 de instâncias de descentralização político-administrativas e finalísticas e 70 de ações estratégicas de descentralização políticas ou interiorização. Também foram apresentados dados referentes às questões orçamentárias do CRESS-PR.