Seminário Estadual debate a atuação do Serviço Social na garantia dos direitos das infâncias, adolescências e juventudes

A defesa dos direitos das crianças, dos adolescentes e jovens é o tema que será debatido no Seminário Estadual de Serviço Social, realizado pelo Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR) nos dias 18 e 19 de outubro. O evento será transmitido on-line e é destinado para Assistentes Sociais, estudantes de Serviço Social e profissionais de outras áreas que atuam diretamente com políticas públicas referentes ao tema.

O Seminário Estadual é um preparatório e seguirá a mesma dinâmica do Seminário Nacional Serviço Social em Defesa das Infâncias, Adolescências e Juventudes, a ser realizado pelo conjunto CFESS-CRESS entre os dias 3 a 6 de novembro.

Durante o evento serão debatidas questões relacionadas à luta antirracista e o enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes; análises sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a proteção integral; direitos sexuais e reprodutivos; escuta especializada e depoimento especial, luta LGBTQIA+; trabalho infantil e demais pautas que permeiam a conjuntura de retrocessos e a vida de crianças, adolescentes e jovens no Brasil.

Segundo a presidenta do CRESS-PR, Andréa Braga, o Serviço Social brasileiro tem uma luta histórica pela ampliação e defesa dos direitos das crianças, adolescentes e jovens cujas batalhas são tecidas com diversos coletivos, movimentos sociais e populares. “Essas lutas culminaram em conquistas importantes como a Constituição Federal de 1988, nos Princípios da Proteção Integral, o Estatuto da Criança e Adolescente, o Estatuto da Juventude, entre outros diversos marcos normativos de nosso país”, garante.

Andréa destaca que é uma grande satisfação participar da organização dos seminários, em conjunto com o CFESS. “Essa construção coletiva buscou estabelecer como centralidade o debate sobre processos, experiências, resistências e lutas populares promovidas pela infância, adolescência e a juventude, entendendo esses como filhos da classe trabalhadora”, explica.

As mesas que fazem parte de ambos seminários buscam abordar a exploração do trabalho no capitalismo contemporâneo e que afetam diretamente milhares de crianças, adolescentes e jovens. “Ainda, temos presenciado no contexto brasileiro incontáveis retrocessos e mudanças na legislação, o que vem retirando o financiamento das políticas públicas e também promovendo, assim, um amplo desmonte do sistema de proteção social”, conclui Andréa.

Serviço

O que é? Seminário Estadual Serviço Social em Defesa das Infâncias, Adolescências e Juventudes.

Quando? 18 e 19 de outubro.

Transmissão? No dia 18/10, o evento será transmitido pelo canal oficial do CRESS-PR no YouTube. No dia 19/10 serão feitas diversas salas que contemplarão a programação completa do Seminário.

Inscrições pelo link: http://encurtador.com.br/dgkKN