Roda de Conversa debate sobre a extensão curricular nos cursos de Serviço Social do Paraná

Com o tema “Curricularização da Extensão nos Cursos de SS no Paraná”, o Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR), por meio da Comissão de Trabalho e Formação Profissional, em parceria com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss), realizou uma Roda de Conversa On-line.

Durante o encontro, foi apresentado o Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social do Paraná e também o “Documento Preliminar Acerca da Curricularização da Extensão” produzido pela Abepss. Segundo a presidenta do CRESS-PR, Andréa Braga, o encontro foi um momento privilegiado para fala sobre a extensão e implementação da resolução nº 7 de 2018, do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação.

“Esta resolução prevê que, até 2022, as atividades extencionistas devem compor, no mínimo, dez por cento do total da carga horária curricular de todos os cursos de graduação presenciais e EAD de Serviço Social. Durante o encontro, foi debatido a curricularização da extensão nas universidades que nos remete a algumas possibilidades de reflexão”, explicou Andréa.

Andréa elenca as possibilidades como a diretriz de fortalecimento da atuação das(os) Assistentes Sociais na tríade pautada no ensino-pesquisa e extensão e defende que a dimensão da extensão defendida é antagônica a lógica mercantil.

“Defendemos a extensão na perspectiva popular, comunicativa e orientada para os processos de emancipação humana é fundamental neste contexto de análise sobre a política educacional e das universidades num cenário de extrema precarização das políticas públicas, bem como nos desafios de ensino remoto e como poderemos intensificar nosso debate e discussão na perspectiva de fortalecer a educação de qualidade e a proposta de extensão, que fortaleça conquistas de outros direitos e do próprio aprofundamento democrático”, conclui.

Para Kathiuscia Ap. Freitas Pereira Coelho, Vice-presidente da ABEPSS Região SUL – I, a Roda de Conversa sobre a curricularização da extensão foi um momento importantíssimo para debater diversas questões que envolvem essa discussão e os “nós” que a adequação à resolução CNE/CES nº 7 de 18 de dezembro de 2018 apresenta às UFAs, não apenas no Paraná, mas em todo Brasil.

“Apesar dos desafios se apresentarem em cenário nacional, é importante pontuar que o estado do Paraná apresenta desafios particulares de um contexto de extrema precarização das universidades, com a Lei Geral das Universidades do Paraná, Lei nº 20.225/2020, a ausência de concursos públicos, o congelamento dos salários dos servidores públicos há mais de 4 anos, entre outros”, exemplifica.

O evento foi importante para ressaltar a concepção de extensão popular, comunicativa e orientada para os processos de emancipação humana.Apontar as alternativas possíveis e mais uma vez, construirmos coletivamente estratégias para o enfrentamento dos desafios expostos”, garante Kathiuscia.

Kathiuscia destaca que a ABEPSS vem estimulando esse debate e publicou em junho de 2021 o “Documento Preliminar acerca da Curricularização da Extensão”, que traz um relevante acúmulo na abordagem desse debate, historicizando a extensão, apontando desafios e ratificando a defesa de uma concepção de extensão atrelada ao projeto Ético-Político do serviço Social.

O evento contou com a fala de Marina Monteiro de Castro e Castro (UFJF), Coordenadora Nacional de Graduação da ABEPSS, que apresentou aspectos centrais do documento produzido pela ABEPSS.

Kathiuscia também ressaltou a importância da parceria entre a ABEPSS, CRESS e ENESSO na organização do evento. “Mais uma vez as entidades se uniram na defesa da profissão e da formação profissional em Serviço Social, assumindo o protagonismo e direção do debate, agrupando diversas unidades de ensino e possibilitando uma participação bastante expressiva destas”.

A Roda de Conversa foi apenas um ponto de partida e resultou na criação de um Grupo de Trabalho que continuará os estudos, debates e reflexões sobre a curricularização da extensão no Paraná.