Defesa da qualidade da formação e do exercício profissional é o objetivo do Fórum de Supervisão de Estágio em Serviço Social

O Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR), em parceria com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABPESS) e com a Executiva Nacional de Estudantes em Serviço Social, realizou nesta quarta-feira, 28 de julho, uma rearticulação do Fórum de Supervisão de Estágio em Serviço Social na defesa da qualidade da formação e do exercício profissional.

O objetivo do encontro foi desenvolver a proposta de programação das ações e articulação com Unidades de Formação Acadêmica (UFAS), supervisores de campo, supervisores acadêmicos e estudantes de Serviço Social.

O Fórum será uma articulação permanente com a participação da ABPESS e da ENESSO. Serão realizadas reuniões periódicas com o objetivo de fortalecer o debate e a construção de alternativas à qualificação da formação e do trabalho da categoria.

A consolidação do Fórum de Supervisão de Estágio em Serviço Social está conectada a um amplo movimento de amadurecimento intelectual e político-organizativo da categoria em torno da necessária articulação entre exercício e formação profissional, em especial àquelas vinculadas ao estágio como um momento privilegiado do “ensino da prática.

O trabalho está baseado em importantes documentos, como a Lei de Regulamentação da Profissão nº 8662/93, o Código de Ética Profissional de 1993, a legislação nacional referente a estágio, a Resolução CFESS nº 533/2008, o parecer jurídico 012/98 do CFESS e a Política Nacional de Estágio da ABEPSS e as Diretrizes Curriculares da ABEPSS.

Considerando que esta é uma tarefa que vai além dos limites acadêmicos, deve envolver toda a categoria, suas entidades representativas, unidades de ensino e instituições de campos de estágio.