Na última sexta-feira, dia 9 de julho, durante a 4ª Roda de Conversa sobre o Estágio Supervisionado, o CRESS-PR e a ABEPSS realizaram a Rearticulação do Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social do Paraná.
O trabalho faz parte de uma importante estratégia de construção coletiva para o aprofundamento dos debates sobre os desafios e possibilidades de qualificação que envolvem essa etapa de formação da (do) assistente social a partir da articulação de universidades, campos de trabalho/estágio e entidades representativas da profissão. O grupo também permitirá uma interlocução mais efetiva entre estudantes, supervisores (as) acadêmicos (as), coordenadores (as) de estágio, supervisores (as) de campo e o envolvimento de toda a categoria profissional.
O trabalho está baseado em importantes documentos como a Lei de Regulamentação da Profissão nº 8662/93, o Código de Ética Profissional de 1993, a legislação nacional referente a estágio, a Resolução CFESS nº 533/2008, o parecer jurídico 012/98 do CFESS e a Política Nacional de Estágio da ABEPSS e as Diretrizes Curriculares da ABEPSS.
“A criação e o fortalecimento dos Fóruns constitui um mecanismo de articulação político-pedagógica, uma estratégia de construção coletiva de alternativas que qualificam o estágio supervisionado em Serviço Social, como elementos indissociáveis para o trabalho, formação profissional e organização política”, afirma Kathiuscia Coelho, Vice-presidente da ABEPSS Região SUL I e integrante do fórum.
Entre as estratégias previstas estão a organização do Fórum da Região SUL I durante a Oficina Regional da ABEPSS envolvendo os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que deve acontecer no mês de outubro. O fórum também fará uma articulação com as UFAs identificando as estratégias utilizadas para a oferta de estágios e de forma a aprimorar o processo de formação.
“Tratar sobre o estágio em Serviço Social demonstra nosso compromisso com a formação e o trabalho profissional de qualidade, alicerçado na defesa da classe trabalhadora, de suas condições de vida e de trabalho. Isso num contexto de precarização e mercantilização da educação, retirada de direitos e acirramento das desigualdades sociais. Ademais, a consolidação de Fóruns de Estágio coaduna com construções históricas e coletivas da categoria”, afirma Edinaura Luiza, assistente social e Coordenadora do Fórum.
Confira abaixo quem são as (os) integrantes do Fórum:
- Entidades:
ABEPSS – Kathiuscia Coelho (Vice-presidente da ABEPSS Região SUL I)
CRESS – Andrea Braga (presidente) e Bruna Viana (agente fiscal da Seccional Londrina)
ENESSO – Vitória Miranda (coordenadora da Região VI)
- Coordenação: Edinaura Luza – (Coordenadora de Estágios da UEM Campus Regional do Vale do Ivaí)
- Representantes das UFAs (Coordenadores/as de Curso, Coordenadores/as de Estágio, Supervisores/as acadêmicos/as):
Cristiane Konno (UNIOESTE Campus Toledo)
Rosângela Bujokas de Siqueira (UNICENTRO)
Cristiane Sonego (UNICENTRO)
Sueli Godoi (UNESPAR Campus Paranavaí)
Robson Oliveira (UFPR Campus Litoral)
Melissa Portes (UEL)
- Supervisoras de campo:
Mileni Secon (Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Londrina)
Argéria Narciso (Hospital Universitário de Londrina)
- Estudantes / Estagiários/as:
Willian da Maia (UEPG)
Luana Portela (UFPR Litoral)