CRESS-PR e ABEPSS retomam atividades do Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social do Paraná

Na última sexta-feira, dia 9 de julho, durante a 4ª Roda de Conversa sobre o Estágio Supervisionado, o CRESS-PR e a ABEPSS realizaram a Rearticulação do Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social do Paraná.

O trabalho faz parte de uma importante estratégia de construção coletiva para o aprofundamento dos debates sobre os desafios e possibilidades de qualificação que envolvem essa etapa de formação da (do) assistente social a partir da articulação de universidades, campos de trabalho/estágio e entidades representativas da profissão. O grupo também permitirá uma interlocução mais efetiva entre estudantes, supervisores (as) acadêmicos (as), coordenadores (as) de estágio, supervisores (as) de campo e o envolvimento de toda a categoria profissional.

O trabalho está baseado em importantes documentos como a Lei de Regulamentação da Profissão nº 8662/93, o Código de Ética Profissional de 1993, a legislação nacional referente a estágio, a Resolução CFESS nº 533/2008, o parecer jurídico 012/98 do CFESS e a Política Nacional de Estágio da ABEPSS e as Diretrizes Curriculares da ABEPSS.

“A criação e o fortalecimento dos Fóruns constitui um mecanismo de articulação político-pedagógica, uma estratégia de construção coletiva de alternativas que qualificam o estágio supervisionado em Serviço Social, como elementos indissociáveis para o trabalho, formação profissional e organização política”, afirma Kathiuscia Coelho, Vice-presidente da ABEPSS Região SUL I e integrante do fórum.

Entre as estratégias previstas estão a organização do Fórum da Região SUL I durante a Oficina Regional da ABEPSS envolvendo os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que deve acontecer no mês de outubro. O fórum também fará uma articulação com as UFAs identificando as estratégias utilizadas para a oferta de estágios e de forma a aprimorar o processo de formação.

“Tratar sobre o estágio em Serviço Social demonstra nosso compromisso com a formação e o trabalho profissional de qualidade, alicerçado na defesa da classe trabalhadora, de suas condições de vida e de trabalho. Isso num contexto de precarização e mercantilização da educação, retirada de direitos e acirramento das desigualdades sociais. Ademais, a consolidação de Fóruns de Estágio coaduna com construções históricas e coletivas da categoria”, afirma Edinaura Luiza, assistente social e Coordenadora do Fórum.

Confira abaixo quem são as (os) integrantes do Fórum:

  • Entidades:

ABEPSS – Kathiuscia Coelho (Vice-presidente da ABEPSS Região SUL I)

CRESS – Andrea Braga (presidente) e Bruna Viana (agente fiscal da Seccional Londrina)

ENESSO – Vitória Miranda (coordenadora da Região VI)

  • Coordenação: Edinaura Luza – (Coordenadora de Estágios da UEM Campus Regional do Vale do Ivaí)
  • Representantes das UFAs (Coordenadores/as de Curso, Coordenadores/as de Estágio, Supervisores/as acadêmicos/as):

Cristiane Konno (UNIOESTE Campus Toledo)

Rosângela Bujokas de Siqueira (UNICENTRO)

Cristiane Sonego (UNICENTRO)

Sueli Godoi (UNESPAR Campus Paranavaí)

Robson Oliveira (UFPR Campus Litoral)

Melissa Portes (UEL)

  • Supervisoras de campo:

Mileni Secon (Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Londrina)

Argéria Narciso (Hospital Universitário de Londrina)

  • Estudantes / Estagiários/as:

Willian da Maia (UEPG)

Luana Portela (UFPR Litoral)