CRESS PR debate junto às instituições de ensino remoto e o estágio supervisionado em tempos de pandemia

O Conselho Regional de Serviço Social realizou, nesta quinta-feira (17), a “Roda de Conversa com as Coordenações de Curso e Coordenações de Estágio em Serviço Social”. Destinada às representações de coordenação de curso e coordenação de estágio em serviço social e com o objetivo de promover um canal de diálogo entre as entidades e as UFAS do estado do Paraná, bem como a socialização de experiências entre as UFAS sobre o ensino remoto, o estágio supervisionado e a supervisão direta em serviço social, a atividade integra a programação de debates sobre ensino remoto e estágio supervisionado em serviço social no período de pandemia de covid-19 organizada pelo CRESS PR e pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).

Segundo a vice-presidente da ABEPSS, Kathiuscia Coelho, o evento foi um momento de importantes reflexões e troca de experiências. “Tivemos um público significativo, com a participação de mais de 40 pessoas. As UFAS puderam avaliar os impactos do ERE – Ensino Remoto Emergencial para o projeto de formação profissional em Serviço Social, com destaque para os desafios apresentados ao estágio supervisionado”, destacou.

“Muitos foram os impactos da pandemia para a formação em Serviço Social. A ABEPSS vem acumulando o debate sobre a incompatibilidade entre a graduação a distância e o projeto de formação profissional expresso pelas Diretrizes Curriculares de 1996. Com a pandemia, os cursos foram impelidos a transpor para o remoto os conteúdos ofertados pelos currículos, o que fragiliza nosso projeto de formação e profissão”, explicou.

Segundo ela, projeto de profissão construído coletivamente pelo Serviço Social não se reduz à ofertas de disciplinas, mas está sustentado em um projeto de profissão crítico e comprometido com a classe trabalhadora. “Entendemos que é a partir de momento como este, das Rodas de Conversa e da socialização de experiência entre as UFAS que poderemos construir estratégias coletivas para o enfrentamento dos inúmeros desafios colocados por este contexto tão adverso”, refletiu.

Já a presidente do CRESS PR ressaltou que atualmente enfrentamos uma conjuntura pandêmica que nos coloca face a crescentes e novos desafios para o trabalho e a formação profissional em serviço social. Os fortes ataques à qualidade da formação profissional e do trabalho nos diversos espaços sociocupacionais dos/as assistentes sociais requer de nós a capacidade de analisar criticamente a realidade a fim de buscar construir respostas qualificadas e condizentes com o legado histórico de luta e defesa da formação e do trabalho profissional em serviço social com qualidade”, afirmou.

Uma nova rodada de conversa será realizada dia 23/06 das 14h30 às 17h com supervisora de campo e supervisora acadêmica.
Segue o link da inscrição:
https://forms.gle/r3NHA32zvgnpYoK29