Violência Contra o Idoso: CRESS renova compromisso em aprofundar o debate sobre o tema

Uma população extremamente vulnerável à violência, sendo essa praticada, principalmente, por alguém da própria família. O idoso tem sido cada vez mais vítima de atos de violência e, por isso, nesta terça-feira (15), é celebrado o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O CRESS Paraná, nesta data, renova seu compromisso com a população, buscando aprofundar o debate com a sociedade sobre o tema.

De acordo com números do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, só no primeiro semestre deste ano, foram registradas mais de 33,6 mil denúncias de violação de direitos dos idosos. Ao longo de 2020, foram 48,5 mil casos. No ano passado, entre março e junho, logo no início da pandemia, o número de denúncias cresceu cerca de 59% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo a presidente do CRESS PR, Andréa Braga, a violência contra a população idosa é um fenômeno social que se manifesta em múltiplas facetas: além da violência física e psicológica, há a negligência, tortura, violência sexual, violência institucional e a violência patrimonial. “É fundamental conhecer as causas estruturais e simbólicas dessas violações de direitos e garantir o que está previsto na Lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e em outras normatizações brasileiras”, afirma. Ela ressalta, também, que o CRESS Paraná tem representação em Conselhos de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa como importante espaço de aprofundamento do debate público e controle social, entre outras inserções estratégicas na defesa de direitos.

Já o assistente social especialista em gerontologia, Denis Cezar Musial, que também é Coordenador da Política Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do município de Irati, destaca que a violência contra essa população é um tema complexo e que traz várias faces que exigem dos profissionais da rede de atendimento falar sobre ele e romper com estigmas que permeiam a velhice.

“Temos que pensar que a violência contra a pessoa idosa não está intimamente relacionada ao seu campo familiar e não pode ser criminalizada. Ela traz nesse processo uma violência institucional e estrutural que trilha um caminho da invisibilidade e de uma política de morte que vem se instaurando e intensificando no país com a PEC da morte”, afirma.

Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa – A data foi reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2006, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (Inpea). A ideia é que nesse dia o mundo inteiro manifeste sua oposição a abusos e sofrimentos infligidos às pessoas mais velhas.