Nota de pesar – Neiva Luz dos Santos Silva Munhoz

É com grande pesar que anunciamos o falecimento de Neiva Luz dos Santos Silva Munhoz, aos 46 anos, em decorrência da covid-19.

Neiva era uma das referências em relação ao trabalho na Política de Assistência Social e também em relação à condução das ações do próprio CRESS-PR. O sepultamento acontece nessa sexta-feira (28) no Cemitério Vertical em Curitiba.

Neiva atuava como diretora técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) do município de Araucária, na região metropolitana de Curitiba desde julho de 2010. A profissional atuava em toda a Articulação da Rede socioassistencial, atendimento social a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, mediação de conflitos, planejamento, avaliação e monitoramento das ações da secretaria.

Entre alguns de seus feitos estavam o início do projeto para uma sede própria do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM) de Araucária, a realização de operações de atendimentos à população de rua e o andamento do Residência Cidadã, programa de fornecimento de casas populares para famílias em situação de vulnerabilidade de Araucária. Ela também era titular do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

Durante mais de 15 anos também foi Educadora Social pela Prefeitura de Curitiba, com o desenvolvimento de ações com crianças e jovens para o protagonismo juvenil, o estímulo à participação de jovens nas conferências da criança e do adolescente e coordenação do programa de contraturno para Crianças e Adolescentes.

Neiva tinha formação em Serviço Social pela Faculdade Espírita, MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade Bagozzi e especialização na Política Nacional de Assistência Social pela Uninter.

No CRESS-PR, Neiva foi a 1ª Tesoureira e conselheira na Gestão entre 2017-2020. Ela era Membro da Câmara Temática de Assistência Social do CRESSPR desde 2009, atuando também na criação do FETSUAS em 2011. Foi conselheira suplente do CRESSPR na gestão 2011-2014. Neiva foi atuante em todas as questões administrativas e financeiras durante a gestão, mas não apenas isso. A profissional foi defensora de todas as causas em apoio às (aos) assistentes sociais ao longo do tempo em que esteve no CRESS-PR e colaborou para o crescimento da profissão com participações diversas em eventos, palestras, seminários e mobilizações especialmente em defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“Hoje é mais um dia de lamento entre tantas colegas que já morreram em serviço, no Paraná. Perdemos a nossa querida Neiva Munhoz, uma mulher de luta e muita garra. Servidora de carreira de Araucária, com quem pude conviver participando de capacitações e Conferências de Assistência Social.  E estava presente em todos os eventos da categoria. Neiva exerceu a função de tesoureira na gestão passada do CRESS-PR com total cuidado, responsabilidade, transparência, sempre preocupada em prestar contas e cuidar da entidade. Foi muito dedicada e acreditava no que fazia. Sempre foi muito alegre, sorriso bonito, determinada e engajada em todas as lutas. É lamentável. Morrer por covid é uma morte roubada e mais uma vida que se foi por absoluta negligência do Governo Federal que despreza a vida. Quero me solidarizar com a família, marido, irmãos, familiares e todos os amigos da nossa querida Neiva. Que ela esteja em paz e continue sendo luz para as nossas lutas. Lamentamos demais”, afirma a conselheira do CRESS-PR, Márcia Lopes.

Com grande pesar, lamentamos a morte dessa assistente social que ficará marcada por sua atuação incansável. Prestamos nossas mais sinceras homenagens e solidariedade a familiares, amigos e tantas (os) colegas assistentes sociais que tiveram a oportunidade de conviver e aprender com a Neiva.

Ao todo, desde o início da pandemia o CRESS-PR já registrou ao menos 16 mortes de assistentes sociais em decorrência da covid-19 no Paraná.