CRESS-PR apoia manifestação de profissionais do SUAS na região de Irati pela prioridade na vacinação

O CRESS-PR manifesta seu apoio incondicional às (aos) profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da região  do NUCRESS Irati (que inclui os municípios de Irati, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Rebouças, Imbituva, Mallet, Inácio Martins, Rio Azul e Guaramiranga) que realizaram uma paralisação dos serviços e manifestações ao longo dessa semana a fim de pedirem a vacinação urgente das (dos) cerca de trabalhadoras (es) do SUAS, incluindo assistentes sociais e profissionais de outras categorias profissionais, no Paraná.

Manifestações também foram realizadas no município de Paula Freitas, região sul do estado, e podem ocorrer nos próximos dias em mais cidades paranaenses.

Eles (as) atuam na linha de frente no atendimento presencial ao público e não paralisaram as suas atividades. Dessa maneira, a contaminação pelo coronavírus têm sido alta, além de existir a ocorrência de mortes. Apenas na região do NUCRESS Irati pelo menos 25% dos 380 profissionais já foram contaminados. Por conta disso, trabalhadores (as) do SUAS na região paralisaram suas atividades e realizaram manifestações pedindo a priorização da vacinação para esse público. Apenas no Paraná pelo menos 16 assistentes sociais já morreram em decorrência da covid-19.

O movimento ganhou força com a morte da assistente social Rafaela Letícia de Souza, de 29 anos, em decorrência da covid-19 e conta com o apoio do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), a Subseção Irati da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Com isso, as (os) profissionais também realizaram um manifesto público que pode ser conferido aqui.

Além disso, nessa quarta-feira (26), também foi realizada uma reunião com o deputado Tadeu Veneri, que demonstrou o apoio à causa e deve realizar uma manifestação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Encontros com associações de municípios e entidades de prefeitos e vereadores também devem ser realizadas em breve. O CRESS-PR esteve presente na reunião manifestando seu posicionamento em defesa da vacina e condições para que as (os) trabalhadoras (es) continuem garantindo direitos da população.