É hoje! Participe do evento do Dia da (do) Assistente Social do CRESS-PR – 17 e 18/05

O CRESS-PR promove nos dias 17 e 18 de maio um evento especial para o Dia da (do) Assistente Social seguindo a temática do Conjunto CFESS/CRESS, cujo tema é “Trabalho pela vida e resistência dos povos originários e comunidades tradicionais”. O evento do CRESS-PR vai contar com a presença de representantes de povos e comunidades tradicionais que falarão sobre o cenário de lutas por direitos e pela garantia de políticas públicas, além do projeto Ético-Político do Serviço Social para o fortalecimento dessa resistência. Para se inscrever e receber o seu certificado de participação acesse o link de inscrições aqui. A transmissão acontecerá ao vivo por meio do Youtube do CRESS-PR.

No dia 17 de maio, o CRESS-PR promoverá a partir das 19 horas uma abertura e uma atividade cultural. A partir das 19h30 haverá uma roda de conversa com representantes de povos quilombolas, indígenas, religiões de matrizes africanas e a comunidade cigana. Confira as atrações:

Roda de conversa com representantes de povos e comunidades tradicionais do Paraná – “Lutas, resistências e perspectivas para as políticas públicas”

19:10h – Abertura com representantes do CFESS, CRESS-PR, ABEPSS e ENESSO

Momento cultural com Tiago Pyn Tánh de Almeida, kaingang da terra indígena de Apucaraninha e estudante da UEL

19:30h – Ana Maria Cruz, Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ)

19:45h – Romansil Kretã Kaingang, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ARPINSUL)

20h – Robson Arantes Ogunsola, representando as religiões de matriz africana

Mediação: CRESS

20:15 – Jorge Silva França, presidente da Associação Caiçara do Litoral do Paraná

20:30h – Debate

No segundo dia de evento, em 18 de maio, haverá uma conversa com representantes do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais e da Comissão Universidade para os Índios da Universidade Estadual de Londrina. Confira:

Cenários de lutas e resistências dos povos e comunidades tradicionais do Paraná e o Projeto Ético-Político do Serviço Social

Programação:

19h – Atividade Cultural

19:10h – Clemilda Santiago Neto, Presidenta do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais

19:30h – Gilza Ferreira de Souza, assistente social pertencente à etnia Kaingang, da terra indígena São Jerônimo

19:45h – Wagner Roberto do Amaral, Assistente Social, docente do Departamento de Serviço Social e membro da Comissão Universidade para os Índios da Universidade Estadual de Londrina

Mediação: CRESS

Ato de compromisso do CRESS-PR

Além dos debates, o público também poderá conferir os depoimentos em vídeo de povos tradicionais como os Ilhéus do Rio Paraná, Associação Quilombola do Paraná, Associação Caiçara de Paranaguá, da Uniāo Cigana do Brasil e do povo indígena Ava-Guarani do Oeste do Paraná. Em ambos os dias, também haverá apresentações culturais com apresentações do Grupo Nen Gá, de jovens Kaingang da Terra Indígena Apucaraninha e de Djankaw Matheus Marques, quilombola estudante do curso de Serviço Social da UNICENTRO e pertencente à Comunidade Quilombola Paiol de Telha.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.