É hoje! Participe do evento do Dia da (do) Assistente Social do CRESS-PR – 17 e 18/05

O CRESS-PR promove nos dias 17 e 18 de maio um evento especial para o Dia da (do) Assistente Social seguindo a temática do Conjunto CFESS/CRESS, cujo tema é “Trabalho pela vida e resistência dos povos originários e comunidades tradicionais”. O evento do CRESS-PR vai contar com a presença de representantes de povos e comunidades tradicionais que falarão sobre o cenário de lutas por direitos e pela garantia de políticas públicas, além do projeto Ético-Político do Serviço Social para o fortalecimento dessa resistência. Para se inscrever e receber o seu certificado de participação acesse o link de inscrições aqui. A transmissão acontecerá ao vivo por meio do Youtube do CRESS-PR.

No dia 17 de maio, o CRESS-PR promoverá a partir das 19 horas uma abertura e uma atividade cultural. A partir das 19h30 haverá uma roda de conversa com representantes de povos quilombolas, indígenas, religiões de matrizes africanas e a comunidade cigana. Confira as atrações:

Roda de conversa com representantes de povos e comunidades tradicionais do Paraná – “Lutas, resistências e perspectivas para as políticas públicas”

19:10h – Abertura com representantes do CFESS, CRESS-PR, ABEPSS e ENESSO

Momento cultural com Tiago Pyn Tánh de Almeida, kaingang da terra indígena de Apucaraninha e estudante da UEL

19:30h – Ana Maria Cruz, Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ)

19:45h – Romansil Kretã Kaingang, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ARPINSUL)

20h – Robson Arantes Ogunsola, representando as religiões de matriz africana

Mediação: CRESS

20:15 – Jorge Silva França, presidente da Associação Caiçara do Litoral do Paraná

20:30h – Debate

No segundo dia de evento, em 18 de maio, haverá uma conversa com representantes do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais e da Comissão Universidade para os Índios da Universidade Estadual de Londrina. Confira:

Cenários de lutas e resistências dos povos e comunidades tradicionais do Paraná e o Projeto Ético-Político do Serviço Social

Programação:

19h – Atividade Cultural

19:10h – Clemilda Santiago Neto, Presidenta do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais

19:30h – Gilza Ferreira de Souza, assistente social pertencente à etnia Kaingang, da terra indígena São Jerônimo

19:45h – Wagner Roberto do Amaral, Assistente Social, docente do Departamento de Serviço Social e membro da Comissão Universidade para os Índios da Universidade Estadual de Londrina

Mediação: CRESS

Ato de compromisso do CRESS-PR

Além dos debates, o público também poderá conferir os depoimentos em vídeo de povos tradicionais como os Ilhéus do Rio Paraná, Associação Quilombola do Paraná, Associação Caiçara de Paranaguá, da Uniāo Cigana do Brasil e do povo indígena Ava-Guarani do Oeste do Paraná. Em ambos os dias, também haverá apresentações culturais com apresentações do Grupo Nen Gá, de jovens Kaingang da Terra Indígena Apucaraninha e de Djankaw Matheus Marques, quilombola estudante do curso de Serviço Social da UNICENTRO e pertencente à Comunidade Quilombola Paiol de Telha.