Nucress Toledo realiza vídeos com depoimentos de profissionais em celebração ao Dia da (do) Assistente Social

Uma das peças do 15 de maio homenageia povos indígenas (arte: Rafael Werkema/CFESS)

Como forma de celebrar o Dia da (do) Assistente Social, no dia 15 de maio, o NUCRESS Toledo produziu vídeos com profissionais da região que contam sobre seus cotidianos, ações e desafios da profissão, especialmente em tempos de pandemia. A campanha desse ano tem como tema “Trabalho pela vida e resistência dos povos originários e comunidades tradicionais” e, por conta disso, as profissionais também fazem seus relatos sobre o atendimento à população, incluindo povos e comunidades tradicionais.

No primeiro vídeo, as profissionais relataram mais sobre o atendimento no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), enquanto o segundo é relacionado às profissionais da área de saúde. Já o terceiro trata especificamente dos povos e comunidades tradicionais.

Participaram do primeiro vídeo a assistente social do CRAS em Palotina, Gisiele Begnini Bonfim, a profissional do CRAS em Santa Helena, Juliane Ferranti e Jessica Custodio dos Santos, do CRAS de Guaíra, Roselene Evangelista de Assis e a coordenadora do Nucress Toledo, Isabel Dias Fuentes. Já no segundo relataram suas experiências a coordenadora do Nucress Toledo, Jéssica Renata de Souza, a assistente social e secretária de saúde de Palotina, Rosemary Vieira Silva, a assistente social do CAPS AD III, Adriana Alves Costa, a assistente social da APAE em Terra Roxa, Marlene Martim Oliveira, a assistente social da CTA/SAE Ciscopar de Toledo, Jessica Leonita Sartor. Enquanto o terceiro vídeo conta com as falas das assistentes sociais e coordenadoras do Nucress Toledo, Fernanda Celant de Souza, Natalia Niedermayer, Jessica Renata de Souza, Lilian Baller, Odete Cardoso e Isabel Dias Fuentes.

Confira abaixo os vídeos:

Vídeo 1 – Assistentes Sociais da Política de Assistência Social

Vídeo 2 – Assistentes Sociais da área da saúde

Vídeo 3 – O Serviço Social e os povos e comunidades tradicionais