CRESS-PR reforça contato com Governo do Estado para exigir a priorização da vacinação para assistentes sociais na linha de frente

Desde o início da pandemia, o CRESS-PR tem atuado e lutado intensamente em várias ações e frentes a fim de exigir a vacinação para todas (os) e incidido em diferentes instâncias para a vacinação de assistentes sociais que trabalham na linha de frente e no atendimento direto ao público.

Entre essas (es) profissionais estão especialmente todas (os) aquelas (es) que atuam na saúde (unidades básicas, consultórios na rua, atendimento domiciliar, ambulatórios, Urgência e Emergência, UPAS, hospitais de pequeno, médio e grande portes) e nas políticas de Assistência Social (Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), unidade de acolhimento, entre outros).

“As políticas sociais foram reconhecidas como essenciais desde o início da pandemia do coronavírus e fazem a diferença para milhares de pessoas que passam por algum tipo de violência ou estão em vulnerabilidade social, além do atendimento na linha de frente de combate ao vírus. É um trabalho que exige contato direto com a população, por isso, precisa ser priorizado na fila da vacinação”, explica a presidente do CRESS-PR, Andrea Braga.

Para isso, o CRESS-PR solicitou uma resposta ao Governo do Estado sobre o processo de vacinação de assistentes sociais, reforçando a importância de vacinar todas (os) as (os) que estão na linha de frente. O ofício já havia sido enviado em janeiro e foi novamente reforçado para que haja a inclusão dessas (es) profissionais. Também houve o pedido específico para uma reunião com a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA-PR). A questão também está sendo debatida nos Conselhos Estadual de Saúde e de Assistência Social.

A nível dos municípios, esta pauta também tem sido debatida com as Prefeituras e Secretarias Municipais. Em algumas das principais cidades do Paraná, o CRESS-PR, assim como outros Conselhos da área da saúde, também enviou a lista de profissionais cadastrados no Conselho para serem incluídos na lista de vacinação prioritária. Em Curitiba e Londrina foi elaborado uma orientação para a categoria sobre o processo de imunização. Confira aqui.

O CRESS-PR também tem estabelecido contato com diversos meios de comunicação para divulgar a luta pela vacinação para assistentes sociais. Nesse sentido, confira as matérias da Band TV, RIC TV, portal Plural e Bem Paraná. Também divulgamos materiais e informações de interesse para assistentes sociais em nossas mídias sociais como o Facebook e o Instagram.

As (os) assistentes sociais também contam com uma página especial no site do CRESS-PR em que podem acessar notícias, orientações e demais informações para a categoria e sociedade em geral sobre a pandemia de Covid-19.

As (os) profissionais também poderão realizar denúncias relativas a irregularidades que envolvam o exercício da profissão com a pandemia do novo coronavírus, como a falta de EPIs e de higienização nos locais de trabalho tanto para Assistentes Sociais quanto para usuárias (os) do Serviço Social, o que funciona como um canal direto de contato com a Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho.

Também há um instrumental para que as/os profissionais possam preencher seus dados e enviar denúncias relativas a irregularidades que envolvam o exercício da profissão com a pandemia do novo coronavírus, como a falta de EPIs e de higienização nos locais de trabalho tanto para Assistentes Sociais quanto para usuárias/os do Serviço Social, canal direto de contato com a Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho. Acesse a página.

Durante a pandemia, os atendimentos a assistentes sociais têm sido remotos. Confira todos os canais de contato aqui.