CRESS-PR reforça contato com Governo do Estado para exigir a priorização da vacinação para assistentes sociais na linha de frente

Desde o início da pandemia, o CRESS-PR tem atuado e lutado intensamente em várias ações e frentes a fim de exigir a vacinação para todas (os) e incidido em diferentes instâncias para a vacinação de assistentes sociais que trabalham na linha de frente e no atendimento direto ao público.

Entre essas (es) profissionais estão especialmente todas (os) aquelas (es) que atuam na saúde (unidades básicas, consultórios na rua, atendimento domiciliar, ambulatórios, Urgência e Emergência, UPAS, hospitais de pequeno, médio e grande portes) e nas políticas de Assistência Social (Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), unidade de acolhimento, entre outros).

“As políticas sociais foram reconhecidas como essenciais desde o início da pandemia do coronavírus e fazem a diferença para milhares de pessoas que passam por algum tipo de violência ou estão em vulnerabilidade social, além do atendimento na linha de frente de combate ao vírus. É um trabalho que exige contato direto com a população, por isso, precisa ser priorizado na fila da vacinação”, explica a presidente do CRESS-PR, Andrea Braga.

Para isso, o CRESS-PR solicitou uma resposta ao Governo do Estado sobre o processo de vacinação de assistentes sociais, reforçando a importância de vacinar todas (os) as (os) que estão na linha de frente. O ofício já havia sido enviado em janeiro e foi novamente reforçado para que haja a inclusão dessas (es) profissionais. Também houve o pedido específico para uma reunião com a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA-PR). A questão também está sendo debatida nos Conselhos Estadual de Saúde e de Assistência Social.

A nível dos municípios, esta pauta também tem sido debatida com as Prefeituras e Secretarias Municipais. Em algumas das principais cidades do Paraná, o CRESS-PR, assim como outros Conselhos da área da saúde, também enviou a lista de profissionais cadastrados no Conselho para serem incluídos na lista de vacinação prioritária. Em Curitiba e Londrina foi elaborado uma orientação para a categoria sobre o processo de imunização. Confira aqui.

O CRESS-PR também tem estabelecido contato com diversos meios de comunicação para divulgar a luta pela vacinação para assistentes sociais. Nesse sentido, confira as matérias da Band TV, RIC TV, portal Plural e Bem Paraná. Também divulgamos materiais e informações de interesse para assistentes sociais em nossas mídias sociais como o Facebook e o Instagram.

As (os) assistentes sociais também contam com uma página especial no site do CRESS-PR em que podem acessar notícias, orientações e demais informações para a categoria e sociedade em geral sobre a pandemia de Covid-19.

As (os) profissionais também poderão realizar denúncias relativas a irregularidades que envolvam o exercício da profissão com a pandemia do novo coronavírus, como a falta de EPIs e de higienização nos locais de trabalho tanto para Assistentes Sociais quanto para usuárias (os) do Serviço Social, o que funciona como um canal direto de contato com a Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho.

Também há um instrumental para que as/os profissionais possam preencher seus dados e enviar denúncias relativas a irregularidades que envolvam o exercício da profissão com a pandemia do novo coronavírus, como a falta de EPIs e de higienização nos locais de trabalho tanto para Assistentes Sociais quanto para usuárias/os do Serviço Social, canal direto de contato com a Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho. Acesse a página.

Durante a pandemia, os atendimentos a assistentes sociais têm sido remotos. Confira todos os canais de contato aqui.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.