CRESS-PR celebra o Dia Internacional da Mulher com série de matérias e apoio a manifestações

Março é tradicionalmente conhecido por ser o mês das mulheres, especialmente o dia 8 de março, que marca o Dia Internacional da Mulher. Por conta da data, ao longo do mês, o CRESS-PR publicará matérias especiais sobre diversos temas relacionados aos direitos das mulheres, direitos, reprodutivos e sexuais, legalização do aborto, o familismo presente nas políticas públicas, combate à violência cometida contra a mulher e a importância do Serviço Social na garantia de uma sociedade mais justa e igualitária.

Com isso, o CRESS-PR quer proporcionar espaços com opiniões, informações e entrevistas exclusivas que tragam a reflexão e estimulem essa luta em todo o nosso estado e no Brasil, além de trazer exemplos sobre a atuação de assistentes sociais que atuam diariamente na garantia desses direitos. O CRESS-PR reafirma a importância absolutamente essencial das mulheres, que são a maioria absoluta nessa área, para a construção e avanço do Serviço Social no país.

O CRESS-PR também manifesta o seu apoio a movimentos e manifestações que convergem com o que está disposto no Código de Ética da (o) Assistente Social, na defesa intransigente dos direitos humanos e sociais, principalmente, das mulheres ao longo desse mês. Um dos principais movimentos é o Manifesto 8 de março Nacional – 2021, que foi assinado por diversas entidades e organizações e inclui pautas como a Revogação da Emenda Constitucional 95 e a retomada do auxílio emergencial, além de reafirmar o combate ao machismo, racismo, LGBTfobia, entre outras formas de violência.

Confira aqui mais detalhes sobre o manifesto.

Nessa quinta-feira (04), o Coletivo 8M – Frente Feminista de Curitiba e Região Metropolitana também realiza, a partir das 19 horas, a live “Mulheres e as violências na pandemia: auxílio emergencial, vacina e exclusão”, com a presença de seis mulheres de seis diferentes movimentos para falar sobre as perspectivas do acesso ao auxílio emergencial, saúde, educação e moradia. Confira mais detalhes aqui. No dia 18, uma nova live também será realizada.

Já no domingo, (07), acontece, a partir das 19 horas, o Debate “8M e as Mulheres Trabalhadoras”, com uma discussão sobre as condições de trabalho em meio à pandemia. Confira mais detalhes aqui.

O 8M ainda planeja realizar alguns atos durante o dia 8 de março em Curitiba. O primeiro ato, às 08 horas, será a entrega de um documento com políticas públicas voltadas para às mulheres na Prefeitura de Curitiba. Às nove horas, haverá a leitura e a entrega de um documento na Casa da Mulher Brasileiras para reforçar a necessidade de ações de combate aos estupros e feminicídios. Em seguida, haverá a distribuição de 1.500 marmitas para a população em situação de rua, em parceria com o Movimento Sem-Terra e com a coordenação municipal de Curitiba do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR). Ao longo do dia, ainda haverá manifestações e à noite um “projetaço” com manifestações feministas em diversos locais da cidade.

Todos os detalhes e novidades sobre os atos podem ser encontrados aqui.

A organização Jornalistas Livres também realiza em parceria com o Levante das Mulheres Brasileiras o evento Hora do Levante, com uma live a partir das 19h30 que conta com a participação de mulheres que são referências em nossa sociedade. O evento será transmitido pelo Facebook e Twitter.