CRESS-PR estará presente no Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná até 2023

O CRESS-PR estará representado no Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná (CONSEPIR), vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), para o período entre 2021 e 2023. A escolha foi feita através de eleição virtual realizada nessa quarta-feira (17). O CRESS-PR tem até 30 dias para indicar uma (um) titular e uma (um) suplente que serão responsáveis pela representação durante o exercício.

O Consepir tem como papel essencial a fiscalização, deliberação e consulta das ações governamentais na promoção da igualdade racial, diminuição das ações de desigualdade e no monitoramento de políticas públicas voltadas à população negra. O conselho conta com 14 cadeiras ocupadas por membros do governo e 14 cadeiras ocupadas por representantes da sociedade civil organizada.

Além do CRESS-PR, participam do Conselho a Federação das Associações de Moradores do Estado do Paraná (FAMOPAR); Instituto Internacional de Prevenção às Drogas (IIPIDROG);  Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro-Brasileira (IMECAB); Associação de Capoeira Zoeira Nagô Centro de Preservação Cultural Afro Brasileiro; Conselho Regional de Psicologia (CRP/PR); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – NEABI Campus Colombo; Liga Brasileira de Capoeira (LBC); Associação da Comunidade Remanescentes Quilombolas Xavier de Arapoti; ÒdáráÀjé dos Òrisás do Culto Yorubá; Associação Terra Indígena Rio das Cobras; Associação Comunitária dos Ciganos de Condado (ASCOCIC); Associação Brasileira Cultural Educacional Assistencial Corisco Capoeira e Lutas Corporais; Conselho Mediúnico do Brasil – Federação Paranaense de Culto Afro Brasileiro (CEBRAS).

O CRESS-PR defende e deseja que, a partir da retomada com as (os) novas (os) integrantes, o Consepir seja um conselho atuante na proposição de políticas públicas de qualidade, na defesa e o compromisso do poder público com o orçamento e uso racional do recurso público em ações efetivas de igualdade racial.

A participação neste espaço vai de encontro à atuação do CRESS-PR que tem em sua pauta o combate ao racismo entre as ações prioritárias. Esta ação deve estar presente para além do exercício profissional, principalmente na luta junto à classe trabalhadora; na requisição e estímulo à elaboração de políticas públicas e ações antirracistas; na realização de campanhas de enfrentamento e combate ao racismo; na veiculação de informações e iniciativas que assegurem direitos da população quilombola, povos indígenas, da população LGBTQI+ e que celebrem e valorizem a vida da população negra.

Confira o especial do CRESS-PR sobre o Dia da Consciência Negra e um material especial sobre o Racismo Estrutural, Direitos Humanos, Exercício Profissional e Lutas Emancipatórias Antirracistas.

Confira o site do Consepir.