População de rua em tempos de pandemia: e aí, Poder Público? – Apoio ao Movimento Nacional da População de Rua – Núcleo Londrina

O CRESS-PR vem a público manisfestar seu posicionamento de apoio ao Movimento Nacional da População de Rua – Núcleo de Londrina.

Posicionamento que vem ao encontro do que determina o Código de Ética da/do Assistente Social sobre a defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.

Neste sentido, não podemos nos esquivar diante do descaso com que os governos federal, estadual e municipal vêm agindo diante da população de rua durante a pandemia de COVID-19.

Conforme colocado pelo movimento POP rua em carta aberta à população, com a qual concordamos plenamente e ressaltamos a relevância desta organização coletiva, a omissão do poder público em 9 meses de pandemia pode levar à aniquilação destes cidadãos e cidadãs, que diante da condição de vulnerabilidade em que se encontram necessitam ainda mais da proteção do Estado e efetivação de direitos.

Reiteramos as solicitações feitas pelo movimento POP na carta aberta para que a Secretaria de Saúde de Londrina implemente os CAPs, crie nova equipe para o Consultório de Rua e reconstrua o Projeto de Redução de Danos, além da demanda por serviços de alta complexidade e segurança alimentar direcionadas à senhora Jaqueline Micali, e a importância de atuação do Ministério Público atuar com caráter fiscalizatório frente a esta demanda.

O CRESS-PR também endossa a solicitação pública de que o Comitê de Direitos Humanos da OAB de Londrina e a Defensoria Pública do Estado intervenham e tomem as medidas necessárias.

Estamos juntas e juntos em defesa de direitos da população de rua!

Leia a íntegra da “Carta Aberta à população Londrinense” do Movimento Nacional da População de Rua – Núcleo Londrina. Acesse aqui.