Participantes da Plenária Estadual sobre o Plano de Metas 2021 falam sobre o evento

Representantes da categoria de diversas regiões do Paraná pararam para discutir durante dois dias (9 e 10 de novembro) o Plano de Metas e Proposta Orçamentária do CRESS-PR para 2021.  O documento traz 176 deliberações e 323 ações que são resultado de planejamento coletivo desenvolvido em discussões com a base no Encontro Estadual do CRESS-PR, Encontro Descentralizado da Região Sul e Plenária Nacional.

Os participantes puderam tirar todas suas dúvidas sobre o Plano em uma ação democrática e transparente. Alguns deles contam aqui suas impressões sobre a Plenária.

“Importante momento de repasse de informações e trocas de ideias”

Soraya Garcia, assistente social da base, atua na Arquidiocese de Londrina, e elogiou o evento. “Foi um momento extremamente interessante de repasse de informações e troca de ideias sobre o planejamento do conjunto CFESS/CRESS, principalmente as ações neste estado. As conselheiras trouxeram informações sobre o repasse do Encontro Descentralizado da Região Sul e Encontro Nacional, onde foi definido o direcionamento político do conjunto, reforçando as bandeiras de Luta e as definições administrativas. Me senti contemplada nesta reunião.”

“Conteúdo denso para os novatos”

Maria Edna Chagas Silva, acabou de integrar a coordenação da seccional de Londrina, como suplente.  Ela atua há 16 anos como assistente social, atualmente no Centro Pop de Londrina, e participou pela primeira vez de uma Plenária Estadual.

Ela teve dificuldades tanto com o conteúdo debatido na Plenária Estadual quanto com o formato virtual.  “Achei o conteúdo discutido denso para quem está chegando agora, ainda estou me familiarizando com o CRESS, as metodologias. E associado a isso, tenho muita dificuldade com reuniões virtuais e longas. Mas com o tempo vamos nos apropriando dos conteúdos.”

Maria Edna sugere que temas mais complexos como os abordados na Plenária Estadual sejam tratados em reuniões presenciais, com todos os cuidados necessários devido à pandemia de COVID19.  “Acho que é possível, pois no nosso cotidiano tivemos que nos adaptar a está nova realidade.”

Nas reuniões virtuais, Maria Edna afirma que as interrupções são constantes, e sendo longas, é mais fácil dispersar. “Sempre tem alguém te interrompendo, por não entender que você está em algo importante. E quando você vê, você perdeu o fio da conversa.”

“Um valioso espaço democrático”

José Ricardo de Souza, assistente social há 9 anos, atualmente na Proteção Social Especial, acabou de integrar o colegiado do Nucress de Jacarezinho, e participou pela vez da Plenária Estadual.

“Achei interessante o espaço bastante democrático, todos os profissionais tiveram oportunidade de se posicionar, de opinar. Minhas considerações foram acolhidas, os questionamentos que eu tive foram respondidos”, diz José Ricardo.  Assim como Maria Edna, ele afirma que, como integrante novato na gestão do CRESS, ele precisa se familiarizar com os conteúdos e metodologias. “Mas foram bastante acessíveis e transparentes as informações passadas sobre o funcionamento dessas instâncias, sobre os valores arrecadados, sobre o Plano de Metas, sobre as atividades do conjunto CFESS/CRESS. Foi uma experiência bastante positiva e nos motiva a participar mais.”

Na percepção de José Ricardo, um ponto que requer aprimoramento é quanto à participação da base. “Embora o evento seja noticiado, divulgado, há pouca aderência da base nestes espaços. O maior desafio é a tentativa incansável de vincular os profissionais da base a esses espaços de decisão que são muitos valiosos e democráticos.”

“Os objetivos da Plenária foram cumpridos”

Eliane Lopes Brevilheri, membro referência do colegiado do Nucress Cornélio Procópio, também participou da Plenária Estadual e destacou a representação da categoria das diversas regiões do estado e o cumprimento dos objetivos propostos de apresentar a consolidação do Plano de Metas 2021 do CRESS-PR. “Haviam questões do Plano que dependiam dos resultados das deliberações da Plenária Nacional, e na Plenária Estadual foi apresentado o resultado final de todo o processo de planejamento, tanto no que diz respeito aos projetos e atividades relacionados à Sede quanto às seccionais.”

Outro ponto importante, segundo ela, foi o estímulo à participação nas Comissões e Grupos de Trabalho. “Tudo isso foi realizado dentro do tempo previsto para cada encontro. Muito produtivo o evento.”

A conselheira presidenta do CRESS-PR, Andrea Braga destaca que a Plenária visa fortalecer permanentemente os processos de engajamento da base e ampliar o diálogo com a categoria. “Neste sentido, é muito importante termos estas avaliações de participantes para aprimorarmos esse espaço.”