Lançamento do CRESS EM MOVIMENTO – Racismo Estrutural, Direitos Humanos, Exercício Profissional e Lutas Emancipatórias Antirracistas.

Nestes tempos em que precisamos urgentemente reafirmar a defesa intransigente dos direitos humanos, conforme demarca o Código de Ética da/o Assistente Social, lançamos o: CRESS EM MOVIMENTO – Racismo Estrutural, Direitos Humanos, Exercício Profissional e Lutas Emancipatórias Antirracistas.

A publicação foi organizada pela Câmara Técnica de Direitos Humanos do CRESS-PR e traz discussões sobre aspectos centrais de direitos humanos e políticas públicas para o enfrentamento da desigualdade étnico-racial e de classe e gênero.

“Importante reafirmar que a defesa intransigente dos direitos humanos, conforme demarca o Código de Ética da/o Assistente Social, nos coloca como desafio reconhecer os impactos do racismo estrutural nas demandas profissionais, traduzidas como manifestações da questão social,
portanto, engendradas nas relações contraditórias entre capital e trabalho, bem como das respostas do Estado e da sociedade, sobretudo por meio de
legislações sociais e políticas pública”, conforme editorial da publicação. “De outra face, tais expressões da questão social estão associadas às formas de resistência e de organização dos sujeitos coletivos. Daí a necessidade de visibilizar a vocalização das reivindicações e dos processos de luta pela dignidade, base fundamental dos direitos humanos.”

ACESSE – CRESS EM MOVIMENTO – Racismo Estrutural, Direitos Humanos, Exercício Profissional e Lutas Emancipatórias Antirracistas.

Assim, o material traz reflexões centrais sobre:

– O contexto de crise provocada pela pandemia e o acirramento das desigualdades e violações de direitos;

– A visibilidade de ativistas assistentes sociais negras com repercussão internacional;

– Os desdobramentos da campanha de Combate ao Racismo realizada pelo conjunto CFESS/CRESS;

– Debate sobre o feminismo negro e o protagonismo de assistentes sociais negras no Paraná.