Webnário discutirá os NUCRESS e o fortalecimento da base

Os Núcleos de Base do Conselho Regional de Serviço Social (NUCRESS) e o fortalecimento da base da categoria de assistentes sociais estão em pauta. O CRESS-PR realiza o Webnário “Organização Coletiva das/dos Assistentes Sociais no Paraná: Nucress e o Fortalecimento da Base” para debate ampliado sobre este espaço de articulação coletiva.

Serão discutidos os espaços de organização coletiva da categoria de assistentes sociais; papel dos NUCRESS e dimensão territorial; importância de fortalecimento da base.  Os temas serão conduzidos pelas assistentes sociais e integrantes do CRESS-PR: Eliane Cristina Lopes Brevilheri e Wanderli Machado, com mediação da conselheira do CRESS-PR Márcia Lopes.

Participe pelo canal do CRESS-PR no Youtube.

Os NUCRESS são espaços de fortalecimento da categoria profissional, de discussão, debates, formação política e de instrumentalização para o exercício da profissão, alinhados à direção do Projeto ético-Político do Serviço Social, e vão passar por eleições. O processo de escolha de seus novos representantes para o triênio 2020-2023 ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de outubro.

O webnário é uma preparação para as eleições, a partir das quais os NUCRESS estarão atuando de forma articulada com as bandeiras de luta do conjunto CFESS/CRESS e a carta programática da gestão “Unidade na Resistência, Ousadia na Luta” que tem como eixos: (1) Defesa, Valorização da profissão, Orientação e Fiscalização; (2) Formação Profissional de Qualidade; (3) Defesa das Políticas Sociais e da Seguridade Social; (4) Ética e Direitos Humanos; (5) Fortalecimento dos Movimentos Sociais e das Lutas Emancipatórias; (6) Gestão Democrática e Participativa do CRESS.

Programação

18h30 – Acolhida inicial – Andréa Braga (presidenta CRESS-PR)

18h40 – Mesa de abertura (CRESS, Seccional Londrina, Seccional Cascavel)

18h50 – Webnário “Organização Coletiva das/dos Assistentes Sociais no Paraná: Nucress e o Fortalecimento da Base”

Ementa: espaços de organização coletiva da categoria das/dos assistentes sociais; papel dos NUCRESS e dimensão territorial; importância de fortalecimento da base.

Palestrantes: Eliane Lopes Brevieri, Wanderli Machado (mediação Márcia Lopes)

19h30 – Plenária Simultâneas por região – Debate sobre o processo de escolha dos representantes dos Nucress (2020-2023)

  • Sede
  • Seccional Londrina
  • Seccional Cascavel.

21h30 Encerramento.

Conheça as palestrantes e a mediadora

Eliane Cristina Lopes Brevilheri, Assistente Social, primeira coordenadora do NUCRESS de Cornélio Procópio e atual vice coordenadora, mestre e doutora em Serviço Social e Política Social pela UEL, integra o quadro de servidores inativos Secretaria de Saúde do Paraná, onde atuou nos últimos 29 anos.

Wanderli Machado, Assistente Social, integrante da Câmara Temática de Saúde do CRESS-PR, formada em 1984, pela Faculdade Espírita do Paraná; Especialista em Saúde mental comunitária; ex conselheira do CFESS; ex conselheira presidente do CRESS.

Márcia Lopes, Assistente Social, conselheira do CRESS-PR, especialização na área da Criança e Adolescente e mestrado em Serviço Social pela PUC/SP. Professora do Curso de Serviço Social da UEL por de 30 anos. Secretária de Assistência Social de Londrina, de 1993 a 1996. Secretária Nacional de Assistência Social e Secretária Executiva do MDS, de 2004 a 2007. Presidiu a Rede de Pobreza e Proteção Social dos países da América Latina e Caribe, pelo BID, em 2007. Coordenou o Grupo de Trabalho (13 Ministérios) do FOME ZERO por 5 anos. Ministra de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome em 2010. Consultora Nacional e Internacional por organismos internacionais do sistema ONU – FAO, UNICEF, PNUD, União Europeia e BID, em países da África e América Latina e Caribe. Compõe a Coordenação da Frente Nacional em defesa do SUAS e da Seguridade Social.

Andréa Luiza Curralinho Braga, professora do Curso de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná. Professora Integrante do Núcleo de Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná na área estratégica das Cidades e Participação Cidadã e grupo de pesquisa Pró-ética PUC-PR. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Instituições (NINST) e Observatório dos Conselhos do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Presidenta do CRESS-PR pelo triênio 2020-2023.