Fórum das COFIs discute os desafios da atuação na pandemia, no 19º Encontro.

As comissões de Fiscalização e Orientação dos CRESSs do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul reuniram-se para debater suas atuações no contexto de pandemia de Covid-19. O 19º Encontro do Fórum das COFIs da Região Sul foi realizado virtualmente em 31 de agosto e 01 de setembro.

O processo de trabalho da orientação e da fiscalização no contexto de pandemia e pós-pandemia foi abordado em mesa temática pela representante da COFI do CFESS, Josiane Soares Santos. Durante os dois dias também foram realizados debates e avaliação sobre as demandas discutidas em encontros anteriores das COFIs.

Andréa Braga, presidenta do CRESS-PR

A presidenta do CRESS-PR, conselheira Andrea Braga, reafirmou a importância da discussão conjunta sobre as atividades da fiscalização e a realização do planejamento integrado da Região Sul, a partir das trocas de experiências de cada CRESS.  “O encontro foi fundamental para pensar em alternativas comuns de enfrentamento dos desafios das demandas voltadas à orientação e à fiscalização, na garantia de melhores condições éticas e técnicas de atuação de assistentes socias. Este momento de interlocução é privilegiado para trocas e fortalecimento da atuação para enfrentamento das demandas da categoria.”

Débora Ruviaro, coordenadora da COFI de Santa Catarina

A coordenadora da COFI, Débora Ruviaro, disse que tem sido um desafio exercer as funções de orientação e fiscalização, tanto com relação ao processo de trabalho dos e das agentes fiscais, quanto com relação à realização das reuniões da COFI, a partir de metodologias não presenciais. “Infelizmente, por enquanto, as visitas de fiscalização não estão sendo realizadas, porém as demandas apresentadas são analisadas sistematicamente pela Comissão, objetivando o melhor encaminhamento possível diante do contexto atual.”

Justiça Restaurativa em pauta

Entre as deliberações do Encontro, foi estabelecida a realização de um debate sobre a mediação de conflitos na Justiça Restaurativa, no 20º Encontro. Para isso, será realizado um levantamento das demandas relacionadas ao sistema de Justiça, específicas de cada regional.

“O objetivo é alinharmos a fala da Região Sul, inclusive a partir do que o CFESS nos repassa sobre o tema, para darmos nosso posicionamento enquanto CRESS às/aos assistentes sociais que atuam neste setor”, explica Débora Ruviaro.

Participação ampliada

O Fórum das COFIs vem obtendo grandes avanços, segundo Débora Ruviaro, em relação a sua estrutura, permitindo a participação efetiva nos Encontros de agentes fiscais, conselheiras/os e assistentes sociais de base. Ela ressaltou que o Fórum da Região Sul é referência no Brasil, e neste ano reinventou-se ao construir um evento virtual. “As palestrantes trouxeram um debate importante, rememorando documentos basilares para a instrumentalização da orientação e fiscalização dos conselhos e fazendo considerações fundamentais a respeito das condições de trabalho dos/as agentes fiscais. Ainda que a metodologia oferecida por meio de plataformas online imponha alguns limites no desenvolvimento dos trabalhos, é importante garantir o debate para qualificar e fortalecer as comissões de Orientação e Fiscalização dos três estados.”

Como tem sido o trabalho das COFIs na pandemia de Covid-19?

Devido à crise sanitária que acomete não só o Brasil, mas o mundo todo, tem sido um desafio exercer as funções de orientação e fiscalização, tanto com relação ao processo de trabalho dos e das agentes fiscais, quanto com relação à realização das reuniões da COFI, a partir de metodologias não presenciais. Dessa forma, o espaço de diálogo e trocas proporcionado pelo Fórum das COFIs é essencial para continuarmos ofertando um trabalho de qualidade, que responda às demandas apresentadas pela categoria profissional. Infelizmente, por enquanto, as visitas de fiscalização não estão sendo realizadas, porém as demandas apresentadas são analisadas sistematicamente pela Comissão, objetivando o melhor encaminhamento possível diante do contexto atual.

Diante das dificuldades impostas no contexto de pandemia, como você avalia os limites e as possibilidades apresentadas neste momento?

Eu destacaria que conseguimos obter grandes avanços quanto à estrutura consolidada deste Fórum, garantindo a participação efetiva nos encontros, tanto de agentes fiscais, quanto de conselheiros/as e assistentes sociais de base. O Fórum das COFIs Região Sul é referência no Brasil, estando já em sua 19ª edição, e neste ano reinventou-se ao construir um evento na modalidade virtual. As palestrantes trouxeram um debate importante, rememorando documentos basilares para a instrumentalização da orientação e fiscalização dos conselhos, bem como fazendo considerações importantes a respeito das condições de trabalho dos/as agentes fiscais. Ainda que a metodologia oferecida por meio de plataformas online imponha alguns limites no desenvolvimento dos trabalhos, é importante garantir o debate para qualificar e fortalecer as comissões de Orientação e Fiscalização dos três estados.

Sabemos que todos os encaminhamentos sobre os temas discutidos são muito importantes e constarão no relatório do evento, mas você poderia destacar alguns?

De uma forma geral, eu destacaria três encaminhamentos:

  • Realização de debate sobre o tema da mediação de conflitos com relação à Justiça restaurativa, no próximo encontro do Fórum.
  • Levantamento das demandas específicas de cada regional relacionadas ao Sistema de Justiça para que seja realizado o debate no próximo encontro e construção de estratégias coletivas.
  • Construção de um instrumental para registro dos encaminhamentos realizados pelo Fórum em cada encontro.