Resultado do Encontro Descentralizado fortaleceu Região Sul

O encontro virtual Descentralizado da Região Sul, sediado pelo CRESS-SC, entre os dias 20 e 22 de agosto, foi marcado por debates qualificados e comprometidos que representaram a organização política da categoria. Mesmo diante de um cenário tão adverso, as/os assistentes sociais conseguiram cumprir a tarefa de debater de forma participativa e ampliada proposições para a agenda política do conjunto CFESS/CRESS para o triênio 2020-2023.

Foram tiradas 107 propostas nos eixos de Comunicação, Formação Profissional e Relações Internacionais, Seguridade Social, Ética e Direitos Humanos, Administrativo/Financeiro e Orientação e Fiscalização. Garantindo a marca do conjunto CFESS/CRESS, o processo foi construído coletivamente com amplo debate de profissionais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Em oficinas de cada eixo, as propostas tiradas nos encontros estaduais dos estados foram discutidas, avaliadas, alteradas, suprimidas, integradas, mantidas na redação original, resultando em propostas consensuadas pela Região Sul, que agora serão apresentadas na etapa nacional. “Nesta etapa, teremos o grande desafio de olhar para esse conjunto de ações produzidas em cada região do Brasil e definir ações de cunho nacional. É bem desafiador, mas somos uma categoria que tem seguido na contramão da história e a despeito do contexto da conjuntura que afeta toda a classe trabalhadora da categoria, temos resistido e insistido em processos democráticos que priorizam a participação”, diz a conselheira do CFESS, Dácia Teles. 

A presidente do CRESS-PR, Andréa Braga, destaca que o Encontro Descentralizado da Região Sul foi um momento de participação ampliada da categoria para proposições coletivas da agenda política e bandeiras de luta. “Mesmo diante de um cenário de pandemia, criamos alternativas e este momento tornou-se um marco na história das/os assistentes sociais do Brasil. Saímos mais fortalecidas e fortalecidos dessa construção.”

Na avaliação de Andréa Braga, os indicativos de proposições para agenda política que foram tirados no Descentralizado da Região Sul reafirmam a direção de fortalecimento do projeto ético-político profissional da categoria, em articulação com um projeto político societário emancipatório, criando alternativas comuns de enfrentamento à conjuntura de retrocessos e desmonte de direitos.

A presidenta do CRESS-RS, Elisa Benedito, também destacou o êxito de conseguir realizar um Descentralizado, com profissionais dos três estados, no formato virtual, com tamanha participação. “Realizamos uma construção dentro do caráter de consenso e debate, que sempre foi o nosso. Ampliamos a participação da categoria com as ferramentas tecnológicas, perdemos em troca de energia que os encontros presenciais proporcionam, mas possibilitamos que um número maior de profissionais estivesse junto discutindo e construindo o planejamento de ações para esse triênio. E quanto mais coletiva a construção, maiores nossas conquistas.”

Anfitriã do encontro, a presidenta do CRESS-SC, Viviana Uba, também fala sobre os desafios de realizar o Descentralizado no formato virtual e sobre a importância da construção coletiva.  “Em parceria (CRESS e CFESS) alcançamos nosso objetivo e conseguimos ampliar a participação da categoria. Foi um momento de muitos desafios, mas também de muita satisfação, conseguimos avançar nas discussões e levamos propostas discutidas coletivamente que fortalecem a Região Sul. Reafirmamos o sentido do coletivo dentro da categoria. Somos todos/as CRESS e CFESS, fazemos parte do conjunto, e não podemos ver CRESS e CFESS em separado.”