Nota de pesar: Assistente Social de Rio Branco (AC) é mais uma vítima de COVID-19

#PraCegoVer: Ao centro da imagem, pelo lado esquerdo, a foto de uma mulher sorrindo. No lado direito da foto, na parte de cima, a expressão "Nota de Pesar", junto com um laço preto. Abaixo, a frase: Pela morte de Raquel Moraes Lima, Assistente Social de Rio Branco (AC). Abaixo está a logomarca do CRESS-PR.

Com pesar o CRESS-PR comunica a morte de mais uma Assistente Social vítima de COVID-19. A profissional Raquel Moraes Lima, 37 anos, morreu na madrugada de domingo (12). Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do pronto-socorro de Rio Branco (AC). A assistente social era mãe de três filhos.

Raquel era servidora do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE-AC) há 11 anos. Era respeitada por todos os seus colegas de trabalho pelo seu perfil ético e comprometido, segundo informações do portal G1. Ela deixa um legado de lutas e garantia de direitos.

O CRESS-PR se solidariza neste momento com familiares, amigas/os, com todas/os profissionais do Acre, com o CRESS-AC e toda a categoria profissional por mais uma perda em virtude da pandemia. Nosso país vive um momento bastante complicado da pandemia, em que o número de casos e de mortes permanece em patamares muito altos. Reiteramos nosso pedido de que tanto assistentes sociais como demais profissionais que permanecem na linha de frente de atendimento nesta pandemia tenham garantias de higiene, equipamentos de proteção individual, distanciamento e locais adequados de trabalho para evitar o contágio e garantir a saúde de profissionais e da população usuária.

Denúncias e orientações

O CRESS-PR possui um canal de denúncias para casos relacionados ao exercício profissional dentro da pandemia de COVID-19. Basta preencher o formulário disponível neste link.

Confira também as publicações orientativas do CRESS-PR sobre o trabalho da/o Assistente Social diante da pandemia. Além disso, o Conselho reúne neste link as notícias sobre o novo coronavírus.

CRESS-PR Orienta: exercício profissional diante da pandemia do novo coronavírus

CRESS-PR defende que pandemia de coronavírus precisa ser combatida com Justiça Social