O Conselho Regional de Serviço Social da 11ª Região (CRESS-PR) se solidariza com amigas/os, colegas de trabalho, familiares e toda a categoria profissional do Rio Grande do Norte em decorrência da morte da Assistente Social Suely Medeiros nesta sexta-feira (19). A Assistente Social foi mais uma vítima de COVID-19 da categoria.
Segundo o CRESS-RN, a profissional trabalhava na política de saúde do município de Parnamirim, município da Região Metropolitana de Natal. Não há informações se a profissional adquiriu a doença em seu local de trabalho.
O CRESS-PR, gestão “Unidade na Resistência, Ousadia na Luta” reforça seu posicionamento pela necessidade de melhores condições sanitárias e acesso a Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as/os Assistentes Sociais. Nossa categoria permanece na linha de frente de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. O aumento da pobreza e do desemprego demandam cada vez mais o trabalho das/os profissionais, o que implica em maior exposição.
Da mesma forma que as entidades governamentais devem manter o atendimento à população usuária neste momento de crise pandêmica, também é necessário garantir higiene, equipamentos, distanciamento e condições de trabalho adequadas para a proteção da vidade todas/os, tanto usuárias/os quanto trabalhadoras/es.
Denúncias e orientações
O CRESS-PR possui um canal de denúncias para casos relacionados ao exercício profissional dentro da pandemia de COVID-19. Basta preencher a planilha disponível neste link.
Confira também as publicações orientativas do CRESS-PR sobre o trabalho da/o Assistente Social diante da pandemia. Além disso, o Conselho reúne neste link as notícias sobre o novo coronavírus.
CRESS-PR Orienta: exercício profissional diante da pandemia do novo coronavírus
CRESS-PR defende que pandemia de coronavirus precisa ser combatida com Justiça Social